Política

Cunha: rebaixamento de nota da Petrobras já era 'mais ou menos esperado'

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avaliou nesta quarta-feira, 25, que o rebaixamento da nota da Petrobras pela agência de classificação de risco Moody's e a retirada do grau de investimento da estatal brasileira era "mais ou menos esperado" e que isso vai trazer ônus à empresa.

"Já era uma coisa mais ou menos esperada, mas não é uma coisa muito boa", disse Cunha nesta manhã ao comentar a decisão da agência anunciada na noite de terça-feira, 24. "Isso vai ter ônus para a Petrobras. Isso vai passar a ter um prêmio de custo de financiamento que a Petrobras vai ter que passar a pagar a partir de agora. Não é bom", afirmou. "É grave e a sociedade vai acabar pagando um custo maior pela necessidade que a Petrobras terá que captar para investir".

A Moody's rebaixou o rating de crédito corporativo da Petrobras em dois graus, de Baa3 para Ba2, além de cortar todas as outras notas da empresa. Segundo a agência, o rebaixamento reflete uma maior preocupação com as investigações de corrupção que vêm sendo feitas dentro da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, assim como pressões de liquidez que podem acontecer em razão do atraso na entrega do balanço auditado, que ainda não tem prazo determinado.

"A Petrobras já causou impacto na economia. Isso vai agravar a situação da própria Petrobras", disse Cunha, apesar de ponderar que há outros fatores que interferem na imagem da economia do Brasil. "O País tem fatores de manutenção de sua estabilidade como fator motivador, como garantidor de investimento".

PEC da Bengala

Após reunir líderes partidários e integrantes do judiciário em sua casa na noite de terça, Cunha disse nesta quarta que ainda não há data para votar a chamada PEC da Bengala - que estende de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória de ministros de tribunais superiores. "Pode acontecer semana que vem ou não. É processo de amadurecimento do debate normal. Acabará sendo votada".

Pontos moeda