Política

Mudança no regimento interno e Câmara mais próxima da população de Cariacica

Cesar Lucas pediu licença do cargo de vereador e coordenou a campanha de Paulo Hartung no município. De uma coisa ele está certo: o governador saiu vitorioso de seu município

Presidente da Câmara de Cariacica quer uma Casa de Leis voltada para seu principal cliente: o povo Foto: Divulgação

Presidente da Câmara de Cariacica, vereador Cesar Lucas (PTC), valoriza atuação da Casa em nome do principal cliente apontado por ele: a população do município. E foi de olho na opinião do cidadão cariaciquense que ele, juntamente como outros vereadores, participou do planejamento estratégico.

Também dentro da ótica de um legislativo mais atuante, o presidente se reuniu com os chefes de legislativos da região metropolitana com o objetivo de traçar prioridades econômicas e de segurança, principalmente.

Durante as eleições do ano passado, Cesar Lucas pediu licença do cargo de vereador e coordenou a campanha do governador Paulo Hartung no município. De uma coisa ele está certo: o governador saiu vitorioso de seu município.

Folha Vitória - Como é esta questão da independência dos poderes em Cariacica?
Cesar Lucas - Esta é uma longa história que começa com a minha entrada na vida política. Este é meu primeiro mandato. Fui eleito pela primeira vez em um mandato. Nunca tinha sido eleito, sequer, para síndico do meu prédio. Mas alguns amigos viram que eu tinha feeling político. Me candidatei e fui o sétimo mais votado. Não sabia como ser vereador, mas sabia que precisaria de um amadurecimento. Busquei saber como era o papel do vereador. Ao estudar sobre o assunto, vi que o Legislativo não poderia ser refém do Executivo. Em agosto, fui eleito em chapa única. 

FV - Como surgiu a ideia do planejamento estratégico?
CL -
Em uma pesquisa qualitativa realizada para avaliar a Câmara, chegamos à conclusão de que precisávamos de traçar objetivos. Com o planejamento estratégico, vimos que era necessário cumprir algumas ações, como fortalecer o Poder Legislativo em nome, principalmente  do cliente final que é o povo. 

FV - E a pesquisa que apontou que a Câmara é assistencialista? O que dizer disto?
CL -
Vimos que existia uma certa insatisfação do povo com o Legislativo. Foi aí que vimos que era preciso assumir, de fato, o real papel do vereador. E defini o seguinte: tudo o que é bom para o povo vamos fazer. Tudo o que não for bom para o povo não será prioridade.

FV - O Fórum Permanente de Presidentes de Câmaras da Região Metropolitana está funcionando bem?
CL -
A primeira reunião foi bem proveitosa e contou com os presidentes das Câmaras de Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória. Cariacica precisava de um mecanismo como esse. O município faz limite com Domingos Martins, Vila Velha, Vitória, Santa Leopoldina, Serra e Viana, mas é um município muito discriminado, apesar de ser uma cidade do futuro. Dentro desse debate fomos conversar com o governador Paulo Hartung. O primeiro assunto foi o problema hídrico, mas na pauta temos diversos outros assuntos como mobilidade urbana, gargalos de desenvolvimento, segurança. Cariacica possui cerca de 400 mil habitantes com uma renda per capta de R$ 900, enquanto Presidente Kennedy, por exemplo, tem uma renda per capta em torno de R$ 4 mil. 

FV - Existe a possibilidade de mudança no Regimento Interno da Casa?
CL -
É preciso fazer uma mudança no Regimento Interno da Câmara. Ele data de 40 anos, época da ditatura militar. A ideia é proporcionar uma Câmara mais participativa onde os vereadores proporcionem debates mais acalorados, criando, assim, uma identidade política. Mas também queremos uma Câmara voltada para a população, discutindo temas importantes. Existe uma comissão da Casa estudando essas modificações. 

FV - Qual seu maior desafio?
CL -
Nosso maior desafio é deixar uma legislação codificada, um sistema codificado.

FV - E a questão das vias de acesso à Cariacica. Como tem sido conduzida?
CL -
Dentro do Fórum Permanente estaremos discutindo esse problema. Nâo é possível ter uma cidade como Vitória tão rica ao lado de um município tão pobre como Cariacica. 

FV - Como foi coordenar em Cariacica a campanha do governador Paulo Hartung?
CL -
Foi uma campanha vitoriosa. O governador ficou com 8.000 votos de frente do outro candidato. Em Vitória, cidade que ele foi prefeito, ficou com apenas 1.000 votos de frente. Por isso que considero uma vitória em Cariacica.

Pontos moeda