Política

Skaf vai ao Congresso em esforço contra mudanças no auxílio-doença

Redação Folha Vitória

Brasília - Em meio ao esforço do governo para convencer os parlamentares a aprovarem as medidas de ajuste fiscal, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, fará uma cruzada Ness quarta-feira, 25, no Congresso Nacional contra as mudanças nas regras para a concessão do auxílio-doença. Ele terá reunião às 14h30 com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Às 15h, Skaf se reunirá com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL). As mudanças nas regras do auxílio-doença fazem parte do pacote de medidas de reformas do governo Dilma Rousseff para garantir o ajuste fiscal deste ano.

A indústria quer derrubar a medida que aumenta o custo para as empresas. Até agora, a empresa era obrigada a pagar o salário integral do funcionário afastado por doença apenas nos primeiros 15 dias. A partir de março, terá de pagar o salário integral nos primeiros 30 dias.

Isso significa que afastamentos entre 15 e 30 dias, antes bancados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passarão a ser custeados pelas empresas. Isso dará um alívio ao caixa da Previdência Social.

Pontos moeda