Política

Waguinho Ito assume Prefeitura de Vitória pela quinta vez

Luciano participará do fórum iberoamericano, em Madri, nos dias 26 e 27 deste mês e se reunirá com representantes de municípios espanhóis, portugueses e americanos

Com a transmissão do cargo na manhã desta sexta-feira, o vice-prefeito, Waguinho Ito, vai comandar a capital pela quinta vez Foto: Divulgação/Prefeitura/ André Sobral

O vice-prefeito, Waguinho Ito, vai comandar a capital deste sábado (21) até o dia 2 de março. Ao longo dos dois anos e um mês de mandato, esta é a quinta vez que ele substitui o prefeito Luciano Rezende.

A transmissão do cargo aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na Sala de Reuniões, anexa ao gabinete do prefeito. Waguinho vai assumir a prefeitura em decorrência da viagem de Luciano à Espanha.

A viagem de Luciano será totalmente custeada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e não terá despesa para o município de Vitória.

Luciano participará do fórum iberoamericano, em Madri, nos dias 26 e 27 deste mês e se reunirá com representantes de municípios espanhóis, portugueses e americanos para discutir ideias sustentáveis para as cidades. Ele vai aproveitar a viagem para visitar a estação de dessalinização da água do mar, em Barcelona, e conhecer os projetos de mobilidade urbana e de coleta de resíduos sólidos.

“Discuto a crise hídrica há muito tempo. O caso de Vitória é preocupante porque não temos rio na cidade. Se tivermos uma crise mais grave, Vitória não terá água para beber. A dessalinização da água do mar já é utilizada em muitas cidades desenvolvidas e vou visitar a usina de dessalinização da Prefeitura de Barcelona, que atende quatro milhões de habitantes”, disse o prefeito.

Será a quarta vez no mandato que o prefeito viaja para fora do Brasil sem custos para a Prefeitura. No final de setembro de 2013, Luciano, que é 2º vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), participou do IV Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais, que aconteceu no Marrocos. Ele foi designado pelo presidente da FNP, José Fortunati, a participar de temas ligados a cidades médias e falar sobre planejamento, financiamento dessas cidades além de apresentar o modelo de Gestão Compartilhada implantado em Vitória na sua administração.

Já em novembro de 2013, Luciano foi a Nova Iorque onde teve reunião com a então secretária de Transportes da cidade norte-americana, Janet Sadik-Khan, e tratou de mobilidade urbana e assuntos relativos ao transporte público, construção de ciclovias e ciclofaixas e praças. “O conceito de ciclovias, ciclofaixas e de uso e convívio familiar em espaços urbanos para lazer e cultura que estamos implantando em Vitória tem inspiração no modelo de Nova Iorque, que mudou completamente a cara da cidade”, disse ele.

Em setembro de 2014, Luciano foi a Cartagena das Índias, na Colômbia, para receber um prêmio por "Excelência em Governança Pública – Foco em qualidade de vida da municipalidade", no evento denominado Latin American Sales Personality Award (LASPA) e que acontece a cada dois anos, é promovido pela Global Council of Sales Marketing (GCSM), uma entidade de caráter institucional que tem a responsabilidade de pesquisar, avaliar e sugerir os nomes das empresas, instituições e empresários qualificados para concorrer a vários prêmios internacionais.

Interinidade

O prefeito interino, Waguinho Ito, disse que “ser prefeito de uma capital, governar para pessoas exigentes e que buscam sempre o melhor para sua cidade é um desafio”. “Recebi uma dádiva de Deus que é ter a oportunidade de caminhar ao lado de uma pessoa como Luciano. Os benefícios que virão dessa visita técnica a Barcelona vão ajudar Vitória e todo o Espírito Santo”, disse Waguinho.

A transmissão de cargo contou com as presenças de vereadores, secretários e subsecretários, assessores e amigos de Luciano e de Waguinho. O presidente da Câmara de Vitória, Namy Chequer, destacou a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo e lembrou que a Casa de Leis também está discutindo, em plenário, a crise hídrica que preocupa o País. “Essa dessalinização da água do mar é o futuro”, resumiu o vereador.

Pontos moeda