Política

Comissão de deputados vai verificar condições de prisão do prefeito de Caracas

Redação Folha Vitória

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira, 3, a criação de uma comissão externa para que parlamentares brasileiros possam viajar à Venezuela e apurar as condições em que ocorreu a prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. O Senado também aprovou a criação de uma comissão para que senadores acompanhem o agravamento da situação política naquele país.

Na semana passada, o PT liderou uma obstrução para impedir a votação, alegando que a medida fere a autonomia do país vizinho. Não houve quórum para seguir com a votação na sessão ordinária da última quinta-feira, 26.

"Esta Casa não pode ficar omissa diante de fatos tão graves. Esta comissão é uma forma de demonstrarmos que o Parlamento está preocupado com a situação por que passa o povo venezuelano", argumentou o autor do requerimento, o líder do PPS Rubens Bueno (PR). Ainda não foi definido o número de deputados que integrarão a comissão e quando o grupo visitará a Venezuela.

O plenário da Câmara já tinha aprovado na semana passada uma moção de repúdio à atuação do governo venezuelano "por quebra do princípio democrático, com ofensa às liberdades individuais e ao devido processo legal". O país vive uma grave crise econômica e política agravada nos últimos dias pela prisão de Ledezma, que faz oposição ao presidente Nicolás Maduro.

Pontos moeda