Política

Deputados capixabas discutem com partidos MP da desoneração da folha

É preciso que não se penalize o setor produtivo. Mas, em contrapartida, também é necessário que se reduza o número de ministérios e de cargos comissionados”, disse Vidigal

MP que prevê aumento de alíquota de contribuição previdenciária volta em forma de projeto de lei Foto: Divulgação

Os deputados Mannato (SDD) e Sérgio Vidigal (PDT) discutem com seus partidos a Medida Provisária que desonera folha de pagamento de 56 setores produtivos. A discussão em torno da crise econômica é tida como prioritária nas legendas.

Em uma manobra para obter a aprovação, governo federal enviou para o Congresso Nacional um projeto de lei que repete o texto da Medida Provisória devolvida para o Executivo pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB), provocando, inclusive, um mal estar entre os poderes Legislativo e Executivo.

O texto prevê a elevação da alíquota de contribuição previdenciária de 56 setores produtivos que se beneficiaram com a medida. As empresas que recolhiam 1% passarão a recolher 2,5% e as que recolhiam 2% passarão a recolher 4,5%.

O deputado Mannato disse que o Solidariedade tem agendada uma reunião nesta terça-feira (24) para discutir a MP. “Vamos discutir o que é bom e o que é ruim para o trabalhador. Nosso partido é a favor dos trabalhadores”, assinalou o parlamentar capixaba.

Da mesma forma, o deputado Sérgio Vidigal disse que o PDT, em seu encontro semanal, a ser realizado nesta terça-feira, vai discutir a medida provisória.

“Sabemos que o cenário é desorganizado a tal ponto que precisa de um ajuste fiscal. Mas a presidente precisa fazer um pacto de coalizão. Tem que ser aberto um amplo debate. O momento é de crise econômica, mas é preciso ter cuidado para não afetar o setor produtivo, de forma que não crie desemprego. É preciso que não se penalize o setor produtivo. Mas, em contrapartida, também é necessário que se reduza o número de ministérios e de cargos comissionados”, apontou Vidigal.

Pontos moeda