Política

Deputados capixabas defendem a privatização do Aeroporto de Vitória

"Os capixabas já pagaram um preço elevado demais. As obras do Aeroporto de Brasília foram feitas de forma bem rápida. Acredito que podemos seguir esse caminho”, disse o deputado Jorge Silva

Aeroporto de Vitória aguarda obras de ampliação há uma década e deve aguardar mais tempo Foto: Josué de Oliveira

Diante da expectativa nada animadora de obter verba federal para a conclusão das obras do Aeroporto Eurico Salles, os deputados capixabas disseram nesta quinta-feira (26) que são a favor de entregar as obras a uma concessionária para que, finalmente, esse gargalo de infraestrutura seja resolvido.

As obras do aeroporto estão orçadas em R$ 540 milhões, mas com a crise econômico-financeira enfrentada pelo governo federal, o ministro Eliseu Padilha, da Secretaria da Aviação Civil, lamenta a possibilidade quase zero de conseguir verba para dar continuidade às obras.

Com uma análise bastante realista, o deputado Paulo Foletto (PSB) é a favor de entregar a concessão do Aeroporto Eurico Salles à iniciativa privada.

“Com a dificuldade econômica dos próximos anos, o governo federal não terá dinheiro para aeroporto. Fui o primeiro a dizer que com R$ 30 milhões teríamos como dar início às obras, mas não teria verba para continuar. Talvez fosse melhor fazer tudo por concessão. Acredito que com um edital atrativo possamos conseguir uma concessionária que queira realizar as obras”, analisou o socialista.

O deputado Jorge Silva (Pros) também é a favor de entregar as obras à iniciativa privada. Para ele, não dá para esperar mais.

“Diante da atual crise econômico-financeira, crise de ética e crise política, sou a favor de iniciar o processo de privatização. Essa seria a nossa garantia de que haveria início, meio e fiim nas obras. Os capixabas já pagaram um preço elevado demais. As obras do Aeroporto de Brasília foram feitas de forma bem rápida. Acredito que podemos seguir esse caminho”, considerou o parlamentar.

O deputado Lelo Coimbra (PMDB) fez um breve histórico das obras do Aeroporto Eurico Salles, lembrando, inclusive, que em 2005, quando ainda era vice-governador do Estado, o então governador Paulo Hartung teve um encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e a ele teria sugerido que o Espírito Santo assumisse as obras.

“Do ponto de vista prático, é melhor que o aeroporto seja privatizado. Se tivesse acontecido isso naquela época, ele estaria pronto e seria de boa qualidade. O custo para contribuinte é indiferente, se bancado pela Infraero ou pela iniciativa privada. O ministro disse que tem R$ 116 milhões na mão para custear estrutura, prédios, salários. Não tem como investir. Fala-se apenas dos aeroportos regionais. No nosso caso o que está na frente para receber investimentos é o de Linhares”, disse Lelo Coimbra.

E o peemedebista acrescentou: “Eu já era, sou e serei a favor dos aeroportos do Brasil, especialmente o de Vitória. Não dá para ter essa agenda gastando energia. Não tem outra saída. É melhor que se entregue a concessão para terminar o aeroporto.

Na quarta-feira (25), a coordenadora da bancada capixaba, senadora Rose de Freitas (PMDB) enviou documento à Comissão de Infraestrutura para que o ministro Padilha esclareça as metas do governo em relação aos investimentos nos aeroportos.

 

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