Política

Em meio à crise, Hartung destaca investimentos durante prestação de contas na Ales

A prestação de contas ocorreu sem críticas ou resistência por parte dos parlamentares em relação à gestão de Hartung. Ele destacou os projetos em diversas áreas sociais

O governador também apontou falhas na última gestão Foto: Thiago Guimarães/Assembleia

Durante uma sessão ordinária transformada em especial na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (04), o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), apresentou um relatório sobre as primeiras atividades de sua administração. Ele destacou os projetos nas áreas de educação, segurança e saúde, além dos investimentos na área econômica.

Mais uma vez apontando falhas na última gestão, Hartung criticou a administração dos recursos. “A crise não começou em janeiro ou fevereiro. Houve uma barbeiragem nas finanças. A realidade é a realidade, é dura e é melhor que a gente conheça. Não temos o que consta nos balancetes”, disse.

No entanto, o peemedebista destacou os investimentos para a conclusão das obras do Hospital São Lucas e a formação do modelo de um novo hospital estadual, construído no município de Cariacica. “A ideia é fazer um planejamento de ações de saúde por regiões. O Estado está dividido em quatro territórios e vamos, reunindo a sociedade, prefeituras, lideranças, instituições e poderes públicos, elaborar um planejamento participativo para definir políticas públicas e investimentos”, afirmou.

A prestação de contas ocorreu sem críticas ou resistência por parte dos parlamentares em relação à gestão de Hartung. Questionado pelo deputado Sérgio Magesck (PSDB) a respeito dos cortes nas áreas de saúde e segurança, o governador reconheceu a falta de recursos, mas afirmou que a qualidade do serviço não caíra. 

“Logo nos primeiros dias de nossa gestão, assinamos quatro decretos que visam à redução dos gastos da administração pública e à retomada do equilíbrio financeiro-orçamentário do Estado. Pelo decreto de contenção de gastos do Poder Executivo Estadual, ficaram suspensas, por exemplo, a contratação de patrocínios e a realização de eventos que demandem recursos públicos”, discursou.

Sobre a situação energética no Estado, o governador salientou a visita do ministro de Minas e Energia, na qual foi entregue um ofício pleiteando a implantação de novas linhas de transmissão, como as ligações entre Mascarenhas e Linhares, Linhares e São Mateus, Mesquita e João Neiva, além de novas subestações, como a de Rio Novo do Sul, para atender à região.

 Outros projetos destacados foram a conclusão da dragagem do canal do Porto de Vitória, a construção da Rodovia 118 junto com o governo do Rio de Janeiro, que ligará o estado carioca ao Espírito Santo, a construção dos silos de Viana, a duplicação da BR-262 e a conclusão das obras do aeroporto de Vitória.

Programa de Ocupação Social

Mesmo com os cortes na área de segurança, Hartung apontou o trabalho integrado para o combate à violência. A ideia é manter o foco em áreas com altos índices de violência, como foi divulgado em uma reunião realizada em Linhares, e que deve ser realizada também em Cachoeiro de Itapemirim e na Grande Vitória.

“Depois de uma reunião institucional integrada, mobilizando as Secretarias de Segurança e de Ações Estratégicas, as Polícias Civil e Militar, a área Social do Governo, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e a Defensoria Pública, estamos dando novos passos. Com forte integração dentro do governo e articulação junto aos municípios e à sociedade, pretendemos avançar no enfrentamento à criminalidade, especialmente na questão das drogas”

Educação

Ainda durante a prestação de contas, o governador voltou a falar sobre o projeto defendido durante o período de campanha: a Escola Viva. De acordo com o governador, pelo menos três unidades com o programa serão instituídas neste ano, e há previsão de ampliação anual do programa. “Pretendemos criar a Escola Viva, para capacitar a juventude de forma dinâmica, atraente e conectada com as demandas da vida atual. Viabilizando toda uma estrutura física e de pessoal para a Escola Viva, os estudantes terão um período de turno único, com permanência de 9h30”.

Portos

O governador também destacou a modernização dos portos capixabas. “Em parceria com o setor privado, estamos buscando viabilizar novas iniciativas para que o Estado possa receber os navios que fazem o transporte marítimo intercontinental. São três projetos: a expansão do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz; a construção do Porto Central, em Presidente Kennedy; e, a partir de conversa com o Consórcio Praia Mole, o uso do TPS (Terminal de Produtos Siderúrgicos) para receber navios de contêineres”, disse.

Crise hídrica

Hartung também afirmou que, na última segunda-feira (02) foi assinado um convênio com o Instituto Terra, capitaneado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, para o reflorestamento e recuperação de mil nascentes de afluentes do Rio Doce, do lado capixaba. Outra medida em execução, segundo ele, é a elaboração de projeto para captar água do Rio Reis Magos, reforçando o sistema de abastecimento da área norte da Grande Vitória.

“Fizemos, ainda, diversas reuniões do Comitê de Gestão Hídrica, incluindo encontros com representantes da Agência Nacional das Águas. Via pronunciamento no rádio e na TV, informamos à sociedade a situação do abastecimento de água no Estado, num processo de informação aos capixabas complementado por campanhas publicitárias educativas. Enfim, estamos trabalhando sem parar, buscando minorar os efeitos da estiagem e preparar o estado à convivência mais segura com os eventos climáticos extremos”.

Segurança Pública

O secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, também acompanhou a prestação de contas. De acordo com o governador, algumas demandas serão repassadas diretamente para ele.  Segundo Hartung, o objetivo é aproximar governo e sociedade.

“O quadro local é desafiador, combinado com o quadro nacional que nos chama a atenção. Dá para fazer muita coisa. Vamos ajustar as contas, e vamos fazer políticas públicas inovadores que aproxime governo e sociedade. É nessa direção que estamos andando. Vamos precisar de um pouquinho de paciência”, disse.

Como parte das ações, nesta quinta-feira (05), o secretário André Garcia deverá anunciar novas medidas de combate à violência contra a mulher no Estado.

Pontos moeda