Política

Mesa define partidos que vão atuar na CPI da Máfia dos Guinchos na Assembleia

A proporcionalidade e o rodízio de participação em CPI foram os critérios utilizados pela Mesa Diretora da Ales para definir quem comporá as duas comissões criadas

Mesa Diretora indica partidos para compor CPI do Guincho e comissão especial que investigará contratos de obras Foto: Divulgação/Assembleia

O PSD, PPS, PRTB, PTC e SD são os partidos que comporão a Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar a suposta máfia dos guinchos e pátios no Espírito Santo. A CPI é formada por um colegiado composto por cinco parlamentares. Os partidos é que devem indicar seus representantes.

O tamanho das bancadas na Casa de Leis e o rodízio de participação foram os critérios adotados pela Mesa Diretora da Ales para indicar os partidos que comporão a comissão.

Partidos com apenas um representante terão oportunidade de participar da comissão de inquérito. Este é o caso dos deputados Enivaldo dos Anjos (PSD), Marcos Bruno (PRTB) e Raquel Lessa (SD). Antes do fim da sessão desta segunda-feira (30), a deputada Eliana Dadalto (PTC) declinou da indicação de participar da CPI. Ela será substituída pela deputada Janete de Sá (PMN).

A CPI terá 90 dias para apurar as denúncias de participação de servidor público no possível esquema que beneficia empresas tercerizadas e que teriam intenção de lesar o contribuinte. É a chamada “Máfia do Guincho”, que além de beneficiar os donos de veículos de locomoção de veículos automotores, também inclui o pátio, estacionamento e o depósito de carros.

Na semana foi aprovado projeto que proíbe a retensão ou apreensão de veículo com IPVA em atraso. A proposta foi do deputado Enivaldo dos Anjos, que atribui prática a uma "máfia de guinchos".

Outra investigação deverá ser iniciada na Casa. Trata-se de uma comissão especial que vai investigar as obras do estádio Kleber Andrade, em Campo Grande, Cariacica. Assim como o desenvolvimento do projeto Bom de Bola I e II, que levou campos de futebol society para vários municípios do Estado, na época em que o ex-deputado Vandinho Leite (PSB), era secretário Estadual de Esportes.

A comissão terá três vagas que deverão ficar com o deputado Bruno Lamas (PSB), que foi o autor da proposta, uma vaga para o PSDB, que deverá escolher entre Sérgio Majeski e Marcos Mansur, e PP, que irá definir se o representante será Cacau Lorenzoni ou Erick Musso.

Pontos moeda