Política

Preocupação é chegar ao final deste trabalho sem atropelamento, diz Moro

Redação Folha Vitória

Rio de Janeiro - Eleito 'Personalidade do Ano' pelo jornal carioca O Globo, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato, evitou comentar o andamento das investigações ao chegar à cerimônia de premiação. Disse apenas que "não é possível prever o futuro", sobre o que ainda poderia ser revelado na operação que denunciou o escândalo de corrupção na Petrobras. Para o magistrado, a preocupação agora é garantir o "devido processo legal" da operação, que completou ontem um ano.

Moro afirmou também que a premiação é um "reconhecimento pela qualidade do trabalho". "Esse é um trabalho que não é só meu, é coletivo. Nossa única preocupação é chegar ao final deste trabalho garantindo o devido processo legal, sem atropelamento. Mas, claro, esse prêmio é um reconhecimento pela qualidade do trabalho", afirmou. O juiz, que integra a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramita as principais ações decorrentes da Operação Lava Jato, disse não se sentir "confortável" para comentar um processo ainda em andamento. Segundo Moro, não é possível prever "o que vai se descobrir e o que não vai ser".

"Não sei exatamente o que está por vir. É um caso em andamento, não tem como prever o futuro, o que pode acontecer, ou o que vai se descobrir e o que não vai", afirmou, ao chegar à solenidade de entrega da premiação, no Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio. Moro ainda deverá discursar ao receber o prêmio, no final da cerimônia. No último ano, o vencedor da categoria de "Personalidade do Ano" da premiação foi o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Esta é a décima segunda edição do prêmio.

Para a definição do vencedor, um júri especial foi composto pelos jornalistas Ancelmo Gois, Miriam Leitão Merval Pereira, Ascânio Seleme e Aluizio Maranhão, além do presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eugênio Gouveia Vieira. A 12ª edição do prêmio também reconhece a atuação de "brasileiros que fizeram a história" em diversas áreas. Também serão premiados nesta noite o jornalista Nelson Motta, a atriz Nathalia Timberg, pela contribuição ao Teatro, o surfista Gabriel Medina, entre outros.

Pontos moeda