Política

Saúde e crise hídrica são temas principais da reunião da bancada federal com Hartung

"O governador nos pediu atenção ao fato de o Estado ter investido na área da saúde com a implantação da média e alta complexidade”, contou Max Filho, que esteve no Palácio Anchieta

Bancada capixaba, liderada por Rose de Freitas, esteve com o governador Paulo Hartung Foto: Divulgação/Governo

Durante encontro do governador Paulo Hartung (PMDB) com a bancada federal no Palácio Anchieta nesta segunda-feira (2), os assuntos giraram em torno do problema do custeio da saúde no Espírito Santo e também de projetos para amenizar a crise hídrica que se abateu no Estado.

A preocupação do governador Paulo Hartung está diretamente ligada ao fato de o governo do Estado ter de recuperar ativos, já que, segundo ele, gastou recursos próprios sem ter o devido repasse de verba federal.

“O governador nos pediu atenção ao fato de o Estado ter investido na área da saúde com a implantação da média e alta complexidade. A expectativa é de que o governo federal reconheça e pague os recursos da saúde”, contou o deputado federal Paulo Foletto (PSB), que também esteve no Palácio Anchieta.

Outro ponto de pauta foi o problema com a falta de chuva no Espírito Santo. “Com essa crise hídrica, foi apresentada a proposta de estudo para a construção de barragens e reservatórios para que o Estado não tenha surpresas no futuro. Uma proposta é a transposição do rio Reis Magos, na Serra”, acrescentou Foletto.

A transposição do rio Reis Magos não foi a única solução apresentada, segundo o deputado Max Filho (PSDB). “Para evitar uma crise hídrica pior, será preciso estudos para realizar a transposição do rio Doce, assim como do rio Reis Magos. O governador mostrou-se preocupado com o problema da saúde. Na questão do Samu, o governo federal financiava 50%, mas agora 80% é financiado pelo governo do Estado. Ele quis compartilhar essa preocupação com todos os presentes”, contou o tucano.

Pontos moeda