Política

CPI da Sonegação fecha o cerco e pede lista dos 500 maiores devedores do Estado

“Queremos saber quem está tendo coragem de ameaçar uma autoridade pública tão relevante no Estado. Não queremos constranger o desembargador", disse o deputado Enivaldo sobre Feu Rosa

CPI da Sonegação de Tributos pede relação de sonegadores à Secretaria da Fazenda Foto: Divulgação/Assembleia

A CPI da Sonegação de Tributos pediu novamente à Secretaria Estadual da Fazenda a lista contendo os nomes dos 500 maiores devedores do Espírito Santo. O pedido foi reiterado pela comissão e os membros esperam receber a relação até o dia 14, data da próxima reunião.

Mas, para a CPI da Sonegação, não basta apenas a lista. Foi definido no último encontro que a comissão vai querer saber sobre as ações de cobrança que foram efetuadas pelo Estado para a obtenção do pagamento das dívidas.

O presidente da CPI, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), disse que a titular a pasta poderá ser convocada, caso não forneça a relação dos devedores de impostos estaduais.

Outra definição da CPI da Sonegação é que, a partir, da próxima reunião serão convidadas instituições públicas e civis, que já foram oficiadas para acompanhamento dos depoimentos.

“Vamos dar, inclusive, voz a esses representantes para que façam perguntas aos depoentes. Precisamos democratizar esses trabalhos, e nada melhor do que com essas entidades”, disse Enivaldo.

Foi aprovado o envio de convites aos representantes do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Espírito Santo (OAB-ES), Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Tribunal de Contas (TC-ES), Polícias Federal, Civil e Militar, Ministério Público de Contas (MPC-ES) e Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes.

A CPI da Sonegação é composta pelos deputados Enivaldo dos Anjos, Cacau Lorenzoni (PP), relator, Guerino Zanon (PMDB), Pastor Marcos Mansur (PSDB) e Padre Honório (PT). 

A comissão enviou novamente um convite ao desembargador Pedro Valls Feu Rosa para que ele deponha e fale sobre as ameaças que recebeu após atuar na Operação “Derrama”. 

“Queremos saber quem está tendo coragem de ameaçar uma autoridade pública tão relevante no Estado. Não queremos constrangimentos para o desembargador. Se ele quiser, nós vamos ao Tribunal tomar seu depoimento”, disse o deputado.

A CPI deverá enviar convites a novos prefeitos e secretários para que falem sobre suas arrecadações.

Pontos moeda