Política

Capixaba já pode apontar prioridades para o orçamento do Governo pela Internet

O site fica disponível para acesso até o dia 8 de junho. Também acontecerão sete audiências públicas para conhecer os desafios e prioridades, além de aperfeiçoar ações e programas

Secretário apresenta site do Plano Plurianual em coletiva Foto: Divulgação/Governo

Já está no ar o site PPA em Rede (www.ppa.es.gov.br). Na página, o cidadão pode destacar quais são os desafios da sua região que merecem maior atenção do Governo do Estado. Além disso, também é possível sugerir soluções para a resolução da questão.

O site, que fica disponível à população até o dia 8 de junho, possui uma versão mobile que foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o acesso e ampliar a participação da população por meio de smartphones e tablets.

A página traz os desafios divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Defesa Social e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Agricultura; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública. 

Após escolher o tema, o internauta destaca um desafio e tem ainda a opção de enviar uma sugestão de resolução. Os desafios apresentados no site foram identificados durante a realização do Planejamento Estratégico 2015-2018 do Governo do Estado.

Audiências públicas

O debate sobre a superação dos desafios regionais não vai ficar restrito à Internet. O Governo do Estado também vai realizar sete audiências públicas com o objetivo de conhecer os desafios e prioridades da sociedade e aperfeiçoar o conjunto de ações e programas. 

As audiências vão acontecer entre os dias 8 de maio e 3 de junho. A primeira audiência acontece no dia 8 de maio, às 13 horas, em São Mateus. As outras seis acontecem em Colatina, Linhares, Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

O resultado obtido por meio do site PPA em Rede e das audiências vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 do Estado.

“Estamos iniciando a fase de elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 e queremos elaborar um PPA que reflita os anseios da população, mas que também esteja alinhado com a realidade orçamentária do Estado”, explica o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis MattosTeixeira.

Calendário das audiências públicas:

Dia 08/05/15, sexta-feira
São Mateus
Horário: 13 horas
Local: Centro Universitário Norte ES (CEUNES - UFES)
Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo

Dia 14/05/15, quinta-feira
Colatina
Horário: 13 horas
Local: IFES Colatina
Av. Arino Gomes Leal, 1700 - Santa Margarida

Dia 15/05/15, sexta-feira
Linhares
Horário: 13 horas
Local: FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares 
Av. Presidente Costa e Silva, Bairro Novo Horizonte, 155

Dia 21/05/15, quinta-feira
Guaçuí
Horário: 13 horas
Local: Teatro Municipal Fernando Torres
Av. Governador Francisco Lacerda Aguiar, s/nº, Centro

Dia 22/05/15, sexta-feira
Cachoeiro de Itapemirim
Horário: 13 horas
Local: FDCI - Rodovia ES 482 (Cachoeiro x Alegre) KM 05 - Morro Grande

Dia 29/05/15, às 13h
Venda Nova do Imigrante
Horário: 13 horas
Local: Centro Cultural e Turístico
Rua João Paulo II, Vila Betânia

Dia 03/06/15, quarta-feira
Vila Velha
Horário: 14 horas
Local: Universidade de Vila Velha (UVV)
Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21, Boa Vista, Vila Velha

Pontos moeda