Política

CPI dos Guinchos convoca agentes que mais multaram para reunião na Ales

Na última sessão a Comissão ouviu cidadãos que se sentiram lesados pela guarda de Vitória. A reunião teve a presença do secretário de Segurança Urbana de Vitória

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (1) Foto: Divulgação/Assembleia

A CPI da Máfia dos Guinchos recebe o Presidente do Sindicato das Guardas Civis Municipais e dos Agentes Municipais de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Sigmates) Eduardo Dias nesta segunda-feira (1). Além dele, foram convocados os cinco agentes municipais que mais multaram e removeram veículos em Vitória. A reunião será realizada no Plenário Judith Leão Castello da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) a partir das 11 horas. 

Na sessão da última segunda-feira (25) a Comissão ouviu cidadãos que se sentiram lesados pela guarda municipal de trânsito de Vitória. A reunião teve a presença do secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira Mota. O presidente do Sigmates pediu para ser ouvido diante dos depoimentos das vítimas convidadas e de uma revelação feita pelo secretário.

De acordo com Calheira, a quantidade de carros guinchados estaria sendo feita de forma irregular pelos agentes de trânsito para afrontar a administração pública. “O presidente do sindicato fez essa ameaça para pressionar a administração”, disse na ocasião.

A relatora da CPI do Guinchos, a deputada Janete de Sá (PMN), adianta que a reunião será uma oportunidade para a classe apresentar seus argumentos diante do números de multas e remoções de veículos apresentados. “Achamos por bem ouvir o sindicato da categoria, eles têm o direito de se defender”, pontuou.

A CPI foi instaurada para apurar uma suposta máfia por trás dos serviços de guincho num “conluio entre autoridades de trânsito, empresas rebocadoras de veículos e donos de pátios credenciados pelo Detran”. A sociedade pode auxiliar os trabalhos da comissão enviando informações e denúncias para o endereço eletrônico [email protected].

O presidente do grupo é o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), o vice Marcelo Santos (PMDB), e a relatora Janete de Sá (PMN). Os outros membros efetivos são os deputados Marcos Bruno (PRTB) e Raquel Lessa (SD). A deputada Luzia Toledo (PMDB) é suplente.

Pontos moeda