Política

Prefeitos do ES se reúnem com bancada federal para discutir crise financeira

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim (PMDB), a reunião mostrou aos parlamentares a realidade dos municípios capixabas

Encontro aconteceu na Sede da Amunes Foto: Divulgação

Em busca de uma solução para a atual situação financeira dos municípios capixabas e preocupados com a baixa arrecadação das cidades, prefeitos do Espírito Santo se reuniram na manhã desta segunda-feira (11) com Deputados Federais visando um diálogo para amenizar a crise.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim (PMDB), a reunião mostrou aos parlamentares a realidade dos municípios capixabas.

“Mediante as dificuldades, surgiu a ideia de criar essa reunião com a bancada. Queremos sensibilizar nossos deputados. Eles puderam vivenciar as ansiedades e angústias de cada município”, afirmou. 

Segundo Perim, cidades menores não estão conseguindo manter suas contas em dia. “Muitos colegas mostraram a situação de quase falência dos municípios. Fizemos um apelo aberto para pedir ajudar. Desejamos que os nossos deputados pensem também em outras ações. Os prefeitos de Apiacá e de Alto Rio Novo fazem parte desses municípios que estão sofrendo com a falta de recurso”, contou. 

Prefeitos e deputados dialogaram sobre o Pacto Federativo, atrasos nos repasses de convênios federais e as perdas de recursos com os royalties. Da bancada federal, apenas os deputados Givaldo Vieira ( PT) e Marcus Vicente ( PP) não compareceram ao encontro.

Segundo Perim, foi sugerido a criação de um fórum para dar continuidade aos temas abordados nesta segunda. “Talvez esse fórum aconteça a cada 60 ou 90 dias. Pretendemos ampliar e incluir o governo do Estado e a Assembleia Legislativa. Com isso, pegaremos todos os conjuntos que representam o Estado e refletiremos juntos sobre essa triste situação”, contou. 

Pontos moeda