Política

Espírito Santo se une aos estados de sudeste para discutir soluções para a crise

O capixaba Paulo Hartung (PMDB), Fernando Pimentel (PT), de Minas, e Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, serão recebidos pelo governador do Rio, Pezão, e discutirão sobre a crise

Hartung afirma que crise foi gerada por desajuste econômico e político Foto: Divulgação/Governo

Os quatro governadores do Sudeste se reúnem nesta terça-feira (30) no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, onde debaterão sobre um tema comum a todos: a crise econômica que tem se abatido sobre todos. O objetivo do encontro é debater sobre ações conjuntas que possam, além de amenizar os efeitos da crise, encontrar soluções comuns para a região.

O governador Paulo Hartung explicou que esta será uma reunião de trabalho para que todos possam encontrar soluções para aquecer a economia brasileira. 

“Vamos procurar meios, procurar caminhos para aquecer a economia brasileira, garantir os empregos, evitar novas demissões. São muitas as demissões. O desemprego avançou muito no país. E, ao mesmo tempo, abrir novos postos de emprego. Isso se faz com atividade econômica. Estamos todos nós muito preocupados com a situação social do país, fruto dos desajustes econômicos e políticos que nós estamos vivendo no presente”, disse o governador Paulo Hartung.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, corroborou com o que disse o governador capixaba.

“A maior preocupação é com a economia, as dificuldades que estão passando vários Estados. Vamos discutir uma pauta comum e trabalhar uma proposta do Sudeste”, adianta o governador do Rio Pezão.

A ideia do encontro é debater gargalos da infraestrutura, financiamento de obras públicas e parcerias público­ privadas (PPPs). As grandes preocupações são a queda na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de royalties do petróleo e a preservação de empregos, apesar da retração de investimentos.

Pontos moeda