Política

Lula diz que será próximo alvo da Lava Jato, afirma jornal

Aloizio Mercadante também teria sido criticado pelo ex-presidente. Lula teria afirmado que ministro estaria tentando convencer a presidente Dilma a minimizar o impacto político da operação

Ex-presidente Lula teria dito que pode ser o próximo alvo da Operação Lava Jato Foto: Estadão Conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dito a aliados que a prisão dos presidentes das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez indica que ele será o próximo alvo da Operação Lava Jato. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também teria sido criticado pelo ex-presidente. Ainda segundo o jornal, Lula teria afirmado que o ministro estaria tentando convencer a presidente Dilma Rousseff a minimizar o impacto político da Lava Jato.

Para petistas ouvidos pela Folha de S. Paulo, o partido está "em estado de alerta" depois das prisões de Marcelo Odebrecht e Otavio Azevedo que poderiam afetar o caixa da sigla e colocar sob suspeita a prestação de contas da campanha para reeleição de Dilma em 2014.

No entanto, a estratégia adotada pelo PT é de que empreiteiras influenciam outros partidos, incluindo o PSDB. A justificativa utilizada foi o novo nome escolhido para a nova fase da Operação Lava-Jato que significa "valerá para todos".

A 14ª fase da Operação Lava Jato deflagrada na última sexta-feira (19) determinou a prisão de 12 executivos acusados de estarem envolvidos nos desvios da Petrobras. A Polícia Federal afirmou que "cartel de fraudes eram práticas de negócios" e Justiça autorizou bloqueio de até R$ 20 milhões das contas de dez executivos.

Com informações do Portal R7

Pontos moeda