Política

Hartung avalia reunião com Dilma de forma positiva, mas diz que encontro foi tardio

Sobre a questão da unificação da alíquota da Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS), Paulo Hartung afirmou que ainda existem pendências

Para o governador, o encontro foi positivo Foto: Divulgação

O governador Paulo Hartung, em entrevista à uma rádio nacional, na manhã desta sexta-feira (31), falou sobre a reunião da presidente Dilma Rousseff com os governadores, realizada no Palácio Alvorada, em Brasília, na tarde da última quinta-feira (30). Para o governador, o encontro foi positivo, mas poderia ter acontecido antes. 

“É da tradição brasileira que os presidentes da república se reúnam com governadores de tempo em tempo em uma pauta federativa. Se tem um aspecto positivo em relação à reunião: quando você analisa a reunião como um todo, tem esse aspecto positivo, mas ela poderia ser muito melhor, aprofundar mais à realidade que nós estamos vivendo no país . É uma realidade gravíssima, nós estamos vivendo uma crise gravíssima, crise econômica, crise política, crise social, que talvez o efeito maior seja no mercado de trabalho, no desemprego. De certa forma ali várias questões foram tratadas, você não focou no principal que é essa crise, que ameaça a vida dos brasileiros e ameaça o país”, explicou. 

Paulo Hartung enfatizou a necessidade de um debate mais profundo sobre a realidade política e econômica do país. “Nós precisamos reorganizar as contas públicas nacionais. Se a gente não reorganizar as contas públicas nacionais, nós não voltamos a ter credibilidade nem externa e nem interna para que a gente possa readquirir condições para a retomada de investimento privado, principalmente”, afirmou. 

Sobre a questão da unificação da alíquota da Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS), Hartung afirmou que ainda existem pendências. A proposta sobre o tema será votada no Senado, após o fim do recesso. 

“A gente tem que ser muito claro. Tem avanços. O ministro Joaquim Levy tem trabalhado com muita habilidade esse tema, mas tem uma pendência grave que são os dois fundos. Os recursos para financiar esses fundos ainda não é uma coisa sólida, firme, que dê segurança do processo. Repatriar dinheiro é uma baita interrogação, você não sabe o volume de recursos que serão repatriados. Uma crise desta, que atinge alguns estados, está lá o Rio Grande do Sul com dificuldade de pagar a folha de pagamento, como nós estamos vendo no noticiário. Outros estados estão sacando depósitos judiciais para pagar despesas correntes. Em um quadro como esse, você não pode fazer alteração de ICMS onde o fundo de compensação não tenha solidez. Importante que a gente aprenda com a experiência da Lei Kandir e constitucionalize esse fundo. Isso é muito importante. Foi muito claro ontem na palavra de todos os governadores. E também estabeleça fontes seguras para fazer essa transição”, declarou.

Participam do encontro em Brasília os governadores, e uma vice-governadora, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Além de Dilma e do vice-presidente Michel Temer, pelo menos dez ministros do governo estiveram no encontro.

Pontos moeda