Política

Ministro do Trabalho debate sobre desemprego no Espírito Santo e no País

Além do governador e do ministro, também participaram da reunião o vice-governador, César Colnago; o senador da República, Ricardo Ferraço; o deputado federal, Sergio Vidigal

 O encontro foi realizado na Residência Oficial do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha Foto: Divulgação/Fred Loureiro

Na manhã desta segunda-feira (20), o governador do Estado, Paulo Hartung, recebeu visita do ministro do Trabalho, Manoel Dias. Acompanhado do vice-governador, secretários estaduais e membros da bancada federal, Hartung e Dias debateram sobre as ações que estão sendo realizadas pelo Governo Federal para frear o crescente índice de desemprego no país. O encontro foi realizado na Residência Oficial do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, defende que nos últimos anos o Governo Federal gerou cerca de 23 milhões de novos postos de trabalho em todo país, mas entende que o atual cenário é de grande de dificuldade.

O ministro acredita que o atual momento é de reajuste das contas públicas para a União tentar recuperar a capacidade de geração de empregos, mas destaca que para isso é necessário recuperar também a capacidade de investimento.

“Madrugamos aqui na residência do governador onde, em um café da manhã, apresentamos detalhes do Programa de Proteção ao Emprego e amanhã devemos baixar as normas de regulamentação e espero que venha trazer um impacto positivo. O Programa tem por objetivo a manutenção do emprego, período para permitir que os empregadores tenham a capacidade de recuperação econômica, melhorar a produtividade e estimular negociação entre capital e trabalho”, ponderou Manoel Dias.

Situação grave
Já o governador Paulo Hartung classifica o índice de desemprego no Estado como gravíssimo, assim como a crise econômica e politica em que o país está atravessando.  “É muito grave esse índice de crescimento no desemprego do país e do Estado. Estávamos em um período muito bom, com geração e manutenção de postos de trabalho, mas agora o período é outro. Para avançar nas dificuldades atuais precisamos trabalhar na direção correta, com reajuste das contas públicas nacionais para reconquistar a confiança dos investidores nacionais e locais, pois precisamos cuidar do presente em uma agenda ampla para o país e que dê oportunidade para os nossos jovens”, salientou Hartung.

O governador argumentou ainda que mesmo em crise o atual cenário permite oportunidades para o Brasil modernizar os instrumentos para realização de concessões públicas, e avançar em uma política mais agressiva e ousada para os setores de exportação e agronegócio. “Precisamos aproveitar oportunidades mesmo em momento de dificuldade econômica e politicas para avançar em ações que beneficiem a população”, completou.

Participantes
Além do governador e do ministro, também participaram da reunião o vice-governador, César Colnago; o senador da República, Ricardo Ferraço; o deputado federal, Sergio Vidigal; e os secretários de Estado: da Casa Civil, Paulo Roberto Ferreira; Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano João Coser; e Assistência Social e Direitos Humanos, Suely Vidigal.

Pontos moeda