Política

Municípios capixabas investem para conseguir selo de qualificação do Unicef

Plataforma Virtual de Acompanhamento (PVA) é uma ferramenta a ser utilizada pelas pessoas envolvidas com programas, ações e projetos voltados para a infância e adolescência

Fim do analfabetismo e inclusão escolar são alguns dos quesitos positivos para obter Selo Foto: Estadão Conteúdo

Combate ao analfabetismo e à evasão escolar, inclusão nos programas de saúde e maior participação na vida cidadã dos municípios são alguns dos itens que serão analisados no final de 2016 para que 19 municípios capixabas conquistem o “Selo Unicef Município Aprovado”.

Nesta quinta-feira (23), haverá a capacitação dos agentes que participam diretamente nos programas que desenvolvem ações em favor da infância e adolescência para que possam trabalhar com a plataforma digital que será implantada.

A Plataforma Virtual de Acompanhamento (PVA) é uma ferramenta a ser utilizada pelas pessoas envolvidas com programas, ações e projetos voltados para a infância e adolescência e o primeiro contato dos agentes será nesta quinta-feira (23). A PVA permite um acompanhamento, em rede, das ações desenvolvidas, além do intercâmbio entre os participantes, com troca de experiências, apresentação de trabalhos e avaliação de resultados.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Articulação e de Políticas Interssetoriais, Vera Nacif, será a oportunidade que cada município terá de promover o intercâmbio entre os agentes que buscam o “Selo Unicef Município Aprovado”.

“Além dos agentes públicos, também teremos a participação de um menino e uma menina que atuam no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) como parte das atividades desenvolvidas. O Selo é uma premiação aos municípios que priorizar ações, programas e projetos nas áreas da saúde, educação e cidadania. A participação dos municípios capixabas teve início em 2013 e prosseguirá até 2016”.

A coordenadora Vera Nacif não informou quanto foi investido pelos municípios para a implantação das ações, programas e projetos para conquistar o Selo.

No Espírito Santo, todos municípios que aderiram ao Selo estão localizados no semiárido capixaba. Participam da edição 2013-2016 os seguintes municípios: Águia Branca, Baixo Guandu , Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici , Nova Venécia, Pancas , Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e  Vila Valério.

Pontos moeda