Política

Ministro pede desculpa aos capixabas e participa de audiência sobre nova ferrovia

Pelo projeto, a nova ferrovia terá 577 km de extensão e interligará os complexos portuários (Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu Central e Tubarão) nos dois estados

A nova ferrovia  faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL) Foto: Divulgação

O ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues e o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, participaram na manhã desta sexta-feira (3) de audiência pública para debater a construção da nova estrada de ferro Rio-Vitória. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.

Pelo projeto, a nova ferrovia terá 577 km de extensão e interligará os complexos portuários (Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu Central e Tubarão) nos dois estados.

A nova ferrovia  faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal em 2012, que previa a concessão, por parte da União, de 12 novas ferrovias no país.

No evento, o ministro pediu desculpa aos capixabas pela confusão envolvendo a duplicação da BR-262 no Estado. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou a segunda etapa do PIL e acabou gerando informações desencontradas entre parlamentares do Estado. Além do pedido de desculpa, o ministro apresentou o projeto da duplicação e confirmou a concessão para a duplicação da BR-262.

O governador Paulo Hartung (PMDB) destacou a importância da obra e afirmou que a previsão é de que essa ferrovia faça a articulação com a futura Estrada de Ferro Transcontinental, e atravesse as regiões minerais e agrícolas de todo o país. 

“Essa obra é muito importante. Vivemos um momento de crise em todos os sentidos. Muitas empresas usam a água doce para transportar minério de ferro. No passado essa alternativa era razoável. Essa nova ferrovia pode atrair parceiros no Rio e no Espírito Santo. 

Além do Espírito Santo, o Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes e Brasília devem receber novas audiências. Após as audiências, o projeto será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os 25 municípios cortados pela ferrovia:

- No Rio de Janeiro: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Itaboraí, Guapimirim, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. 

- No Espírito Santo: Presidente Kennedy, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Piúma, Iconha, Anchieta, Guarapari, Vila Velha, Viana e Cariacica.

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