Política

PGR de Portugal recebe pedido de cooperação do País no âmbito da Lava Jato

Redação Folha Vitória

São Paulo - A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Portugal informou nesta terça-feira, 21, que recebeu das autoridades brasileiras pedido de cooperação judiciária internacional, através de carta rogatória. Conforme o comunicado, o pedido se insere no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.

"A Procuradoria-Geral da República remeteu este pedido, para execução ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP)", diz a PGR portuguesa, na nota. "A carta rogatória encontra-se em segredo de Justiça, pelo que o seu objeto e diligências realizadas ou a realizar não podem ser divulgados", acrescenta.

A PGR de Portugal informou ainda que existem investigações em curso relacionadas com a Portugal Telecom (PT), "as quais se encontram em segredo de Justiça".

"No âmbito destas investigações, e de outras que venham a revelar-se pertinentes, o Ministério Público não deixa de investigar todos os fatos com relevância criminal que cheguem ao seu conhecimento", diz a nota.

Nesta terça-feira, o jornal Público, de Portugal, publicou reportagem segundo a qual o Ministério Público daquele país está investigando "o envolvimento político" na venda à Telefónica das ações da PT na brasileira Vivo e o cruzamento de posições acionárias com a operadora brasileira Oi, "no qual interveio José Dirceu, o principal rosto do caso Mensalão e agora atingido pela Operação Lava Jato".

"Suspeitas de benefícios financeiros, no valor de várias dezenas de milhões de euros, concedidos a governantes, acionistas e quadros de topo das operadoras podem estar na origem das averiguações", diz o jornal.

Pontos moeda