Política

Prefeitura de Vitória anuncia cortes de R$ 50 milhões e mudanças de horários

Dentre as medidas estão redução na folha de pagamento e contratos, como os de segurança patrimonial e os de locação de imóveis e de veículos

Também haverá redução nas horas extras e será estabelecido o horário comercial, das 9 às 18 horas Foto: ​Divulgação

Um corte de R$ 50 milhões em despesas foi anunciado pela Prefeitura de Vitória anunciou, nesta quinta-feira (30). De acordo com a administração, os ajustes são necessários já que a cidade vive a maior queda na receita de toda a sua história. 

Dentre as medidas estão redução na folha de pagamento e contratos, como os de segurança patrimonial e os de locação de imóveis e de veículos. Alguns detalhes foram apresentados em março deste ano.

Também haverá redução nas horas extras e será estabelecido o horário comercial, das 9 às 18 horas, para o funcionamento das repartições públicas. 

Progressão

"Os ajustes são progressivos. Elaboramos uma planilha inteira e teremos esse resultado ao final de 12 meses", explicou o secretário municipal de Administração, Davi Diniz.

Ele explicou que, no item folha de pagamento, a redução acontecerá com a não renovação dos contratos de 448 servidores de designação temporária (DT) e com a exoneração de 45 cargos comissionados.

Horário de funcionamento

O estabelecimento do horário de funcionamento das repartições públicas municipais (9 às 18 horas), que entra em vigor nesta segunda-feira (3), segunda a prefeitura, é uma medida que otimiza e organiza o trabalho. O setor de Protocolo passará a funcionar das 10 às 16 horas. 

Outras medidas

Além da readequação do orçamento, a Prefeitura de Vitória publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial do Município, o decreto 16.372, que estabelece diretrizes para contenção de despesas de custeio e de pessoal.

A partir desta quinta-feira (30), ficam suspensos: assinatura de novos contratos de prestação de serviços de consultoria, de locação, aquisição e reforma de imóveis, veículos e máquinas e equipamentos; despesas com diárias e passagens aéreas para os servidores públicos em cursos, seminários, congressos e outras formas de capacitação; nomeação de servidores em substituição; apoio a eventos realizados por particulares.
O decreto estabelece novas metas de redução de gastos: 30% do total gasto com locação de bens imóveis e locação de veículos; 25% com despesas de telefonia fixa e móvel; 15% com despesas de energia elétrica e água; 15% com despesas de pessoal; e 40% com o gasto de hora extra.

Pontos moeda