Política

Em reunião com Dilma, Hartung defende medidas contra o desemprego

Dilma pediu a cooperação dos representantes de 26 estados e do DF para atravessar a atual situação econômica. Nesta quinta, Hartung se reuniu com governadores de oposição

Dilma convidou governadores para fechar "pacto pela governabilidade" Foto: Divulgação

O governador Paulo Hartung (PMDB) foi um dos 27 a participar da reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), nesta quinta-feira (30), no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante o encontro, foi exposto o momento vivido pelo País e a sugestão de pacto pela governabilidade.

Para Hartung, o momento requer medidas que amenizem os efeitos da crise. "A reunião tem um lado positivo. Juntou os 27 governadores num momento de crise aguda. A pauta que levei é de apoio à reorganização das contas públicas nacionais e a busca por medidas que amorteçam o impacto social da crise, principalmente em relação ao desemprego", afirmou.

Antes de se encontrar com a presidente, Hartung se reuniu com governadores de oposição. 

D O encontro, realizado no Palácio do Alvoilma conclamou uma cooperação dos representantes de 26 estados e do Distrito Federal para atravessar a atual situação econômica.rada, contou ainda com a presença de 10 ministros do governo.

Ao dizer que não faltará "energia" para passar por essa fase, a petista disse que o Brasil está "atualizando" as bases da economia a fim de voltar a ter crescimento com preços baixos. Numa espécie de mea culpa, Dilma disse que todos os presentes têm de ter a humildade para receber críticas e sugestões. Mas disse que todos têm interesse em cooperar.

"Queria dizer aos senhores que eu pessoalmente sei suportar pressão e até injustiça. Isso é algo que qualquer governante tem de se capacitar para, e saber que faz parte da sua atuação. Eu também quero dizer que tenho ouvido aberto, e também o coração, porque tem de ter o ouvido aberto enquanto razão, e o coração, enquanto emoção e sentimento", disse.

Para Dilma, um "novo Brasil" cresceu, se desenvolveu e não se satisfaz com pouco, sempre quer mais. Ela disse que esse País cada vez mais desenvolvido passou a exigir muito dos governos, citando os entes federal, estaduais e municipais.

"Nesse novo Brasil, nenhum governo, nenhum governante pode se acomodar. Muita coisa nós sabemos que precisa melhorar, principalmente porque sabemos que o nosso povo está sofrendo", afirmou.

Ao conclamar apoio dos governadores, a presidente disse que a cooperação federativa é uma "exigência constitucional". Para ela, é preciso somar forças para atender melhor a população, para aqueles que vivem do "suor do trabalho".

"Quero dizer, do fundo do meu coração, vocês podem contar comigo", destacou a presidente, ao citar que o Brasil se passa nos Estados e nos municípios. Ao concluir sua exposição, ela disse que é preciso incluir, crescer e preservar o meio ambiente.

ICMS

Em discurso de abertura na reunião, Dilma Rousseff disse que a reforma do ICMS é exemplo de iniciativa que o Palácio do Planalto pode estabelecer em cooperação com Estados.

"Tenho certeza que nós temos várias iniciativas que podemos estabelecer juntos, como por exemplo, a questão da reforma do ICMS", disse Dilma. "É uma reforma microeconômica, que pode ter repercussão macroeconômica pro crescimento, pra geração de emprego, pra melhoria da arrecadação dos Estados e outras tantas. Eu conto com vocês." (Com informações da Agência Estado)

Pontos moeda