Política

Adams nega haver ilegalidade em governo mandar orçamento com déficit

Redação Folha Vitória

Brasília - O advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, rebateu nesta segunda-feira, 31, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, as afirmações do jurista Ives Gandra Martins e de líderes da oposição de que seria inconstitucional e violaria à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o governo enviar ao Congresso o orçamento de 2016 com previsão de déficit fiscal.

Ele disse que não acredita em sucesso em um eventual recurso ao Supremo Tribunal Federal para anular a proposta, conforme aventado por oposicionistas. "Não acredito porque na verdade não há ineditismo. O ineditismo está no fato que estamos num período de frustração fiscal de ordem econômica e não econômica de não se atingir o que se deseja. O que é inédita a realidade, não a admissão jurídica da possibilidade (de ocorrer o déficit)", afirmou.

Para o ministro, do ponto de vista orçamentário, o projeto é neutro e o que existe atualmente é um desequilíbrio fiscal que será suprido com a emissão de títulos. Segundo ele, a lei 10.179, de 2001, que dispõe sobre os títulos da dívida pública sob a responsabilidade do Tesouro Nacional, admite a existência de situações em que há um volume de despesas é maior do que o de despesas.

Luís Inácio Adams, que reconheceu ter feito uma análise jurídica da situação antes do envio da proposta ao Congresso, lembrou ainda que a LRF também prevê a realização de déficits e superávits fiscais. Para ele, os oposicionistas pretendem politizar uma questão eminentemente jurídica. "Existe uma politização que estão tentando desenvolver no ambiente jurídico, mas juridicamente não vejo essa inconstitucionalidade", concluiu.

Pontos moeda