Política

Câmara encerra discussão de contas de ex-presidentes

Redação Folha Vitória

Brasília - A Câmara concluiu há pouco a segunda sessão de discussão dos projetos que tratam das contas de governos anteriores ao da presidente Dilma Rousseff. Com isso, falta apenas a votação dos textos para se concluir o processo, abrindo espaço para que sejam apreciadas as contas do atual governo.

Ontem, os deputados aprovaram a urgência para que fossem apreciadas as contas pendentes, dos governos de Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A medida foi considerada uma derrota para o governo, já que abre caminho para que sejam analisadas as contas do governo Dilma, que passam por processo no Tribunal de Contas da União (TCU) por possíveis irregularidades em manobras fiscais conhecidas como "pedaladas". De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a votação das contas passadas será concluída nesta quinta-feira.

Durante a sessão, diversos parlamentares abriram mão de se pronunciar. O objetivo era agilizar a discussão para que o plenário pudesse iniciar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que eleva salários na Advocacia-Geral da União, procuradorias dos estados e municípios, além de delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil.

Pontos moeda