Política

Deputado acredita em projetos que podem impulsionar a economia de Cachoeiro

Porto Central, ferrovia e duplicação da BR 101 estão entre os projetos que o deputado Rodrigo Coelho acredita fomentar a economia cachoeirense

Rodrigo acredita que Cachoeiro tem estrutura de oferta de serviços e de produção suficientes para nutrir sua economia Foto: Divulgação/Assembleia

O deputado estadual Rodrigo Coelho usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão dessa quarta-feira (26) para afirmar que Cachoeiro de Itapemirim tem estrutura de oferta de serviços e de produção técnica-intelectual suficientes para colher frutos dos empreendimentos anunciados para a região sul. Ele citou como alguns projetos na iminência de serem executados e com potencial flagrante de nutrir a economia cachoeirense o Porto Central, a ferrovia Rio-Vitória e a duplicação da BR 101.

“O setor de rochas de Cachoeiro é consolidado porque temos setor de serviços forte. Além disso, a região vende tecnologia, há pesquisas fundamentais realizadas no Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag). Apesar da penúltima posição na arrecadação per capita, o município pode atender as necessidades diversas das empresas que se instalarem na região”, registrou Coelho.

Durante a sessão, o deputado relembrou o anúncio do governador Paulo Hartung durante a abertura da 40ª Cachoeiro Stone Fair, de que, em parceria com a prefeitura de Presidente Kennedy, construirá a estrutura necessária para a instalação do Porto Central. “Estima-se que o porto de Presidente Kennedy seja o maior terminal marítimo do país, assim que pronto, e o investimento estimado para sua construção é da ordem de R$ 5 bilhões”, destacou.

Outra obra lembrada por Rodrigo durante a sessão é a de duplicação da BR 101, que, acredita, a partir de seus esforços, pode começar pelo Sul do Estado. “Participei, através de minha assessoria, da reunião da comissão especial, na Assembleia Legislativa, que averigua o trabalho da ECO 101, responsável por essas obras. A intervenção vai realizar também o contorno de Iconha, aguardamos somente a liberação por parte do Ibama”, disse.

Quanto ao projeto da ferrovia Rio-Vitória, que faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística, e prevê a construção de 577 km de trilhos, em um investimento de R$ 7,6 bilhões, Rodrigo concluiu: “A procura por serviços, produtos e conhecimento dos municípios sulinos converge para Cachoeiro, que é polo da região. Por isso, é preciso potencializar cada vez mais o município”.

Pontos moeda