Política

Manifestação reúne 40 mil pessoas em SP, diz Secretaria da Segurança Pública

Redação Folha Vitória

Franca - Em comunicado, o MTST disse nesta quinta-feira, 20, que o ato é "em defesa dos direitos dos trabalhadores, dos programas sociais e dos serviços públicos que vem sendo duramente atacados pelo AJUSTE FISCAL aplicado pelo governo e a Agenda Brasil. "Somos contra a elite fascista que vai às ruas pedir a volta da ditadura militar e contra o golpe do congresso conservador, comandado pelos nada confiáveis Eduardo Cunha e Renan Calheiros. Mas esse ato, convocado pela Frente pelas Reformas Populares, não é um ato em defesa do governo Dilma, é sim um ato de crítica e de aviso que não aceitaremos mais ataques."

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a manifestação reúne 40 mil pessoas em São Paulo. Já a organização do MTST estima que mais de 75 mil pessoas participam agora da manifestação que se dirige para a Avenida Paulista. Já a estimativa da polícia militar, segundo nota do MTST, é de 60 mil manifestantes.

Em Ribeirão Preto (SP), o protesto pró-Dilma Rousseff no centro da cidade teve a distribuição de 4 mil coxinhas nesta quinta-feira, 20. O ato aconteceu em frente ao Theatro Pedro 2º, bem no centro da cidade e, segundo os organizadores, reuniu 2 mil pessoas. Já nas contas da Polícia Militar eram apenas 300 manifestantes.

Os presentes, entre outros sindicalistas e integrante do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), vestiam vermelho e portavam bandeiras. A manifestação foi pela democracia, vinculando à mesma à manutenção da presidente.

Para os manifestantes, tirar ela do poder antes da próxima eleição, seria golpe. Não faltaram gritos de apoio e ações como a distribuição das coxinhas, em alusão a "setores reacionários da sociedade brasileira". O protesto não teve registros policiais e terminou já depois das 19h com discursos pela democracia e "contra o golpismo".

Pontos moeda