Política

Parece piada, mas não é! Vereador paulista quer criar o dia do “É gol da Alemanha”

O parlametnar é locutor esportivo e o projeto de lei foi protocolado no recesso da Câmara de Vereadores. As comissões da Casa de Leis ainda não apreciaram a matéria

Vereador justificou projeto e disse que quer discutir rumos do futebol da região Foto: R7

Parece que Campinas é um município com poucos problemas sociais, econômicos e políticos. A justificativa é o projeto de lei do vereador do interior de São Paulo Jota Silva (PSB) que pretende instituir o dia 8 de julho como o dia do “É gol da Alemanha”.

Ele justificou a apresentação do projeto tendo como objetivo a discussão dos rumos do futebol na região.

Foi no dia 8 de julho que a Seleção Brasileira passou pelo maior vexame da história do futebol verde-amarelo. Em 2014, o Brasil sofreu uma goleada de 7 a 1 durante a Copa do Mundo, que foi realizada em solo tupiniquim.

O parlamentar garante que o projeto não é uma gozação com a partida, mas confirmou que a ideia surgiu da “tragédia”.

“A ideia veio justamente em cima dessa brincadeira. Passados vários dias após essa tragédia, as pessoas brincavam ainda. Qualquer coisa era “gol da Alemanha”. A ideia é a de utilizar a data como apelo”.

O parlametnar é locutor esportivo e o projeto de lei foi protocolado no recesso da Câmara de Vereadores. As comissões da Casa de Leis ainda não apreciaram a matéria.

“Essa data não é para ser comemorada. É uma data para ser lembrada como a gente se lembra das grandes tragédias da história mundial, guardadas as devidas proporções. Ainda mais para o futebol nacional, com o brasileiro que tem paixão pelo futebol. Não tanto como antes, mas ainda tem”, justificou.

O vereador garante que não foi exagerado da parte dele considerar a goleada uma tragédia, principalmente para as pessoas que estão ligadas ao esporte de algumas forma.

“Para o brasileiro isso é uma grande tragédia. Uma tragédia muito maior do que a do Maracanã em 1950, quando o Brasil perdeu a Copa por 2 a 1 para o Uruguai. Naquela Copa, o Brasil era o favorito, mas perdeu de 2 a 1, algo normal contra a seleção uruguaia, que era forte na época”, lembrou o vereador.

Por fim, Jota Silva pretende reunir na data os aficcionados do futebol para debater os rumos dos clubes da cidade, que segundo ele, já foram considerados “celeiros” de talentos.

Com informações do R7

Pontos moeda