Política

Vereador capixaba acusado de agredir lavrador com facão pode ser afastado por 60 dias

O vereador Divino de Souza Fernandes (PT) enviou o pedido de afastamento do parlamentar acusado de agressão. O caso foi encaminhado para a Comissão de Ética da Câmara

Futuro do vereador Pequiá será analisado na próxima semana pela Mesa Diretora Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Domingos Martins, Rogério Kröhling (PSB), se reúne na próxima semana com outros membros da Mesa Diretora para definir o futuro do vereador Júlio Maria dos Santos, o Pequiá (PSB), acusado de atacar um lavrador com um facão. O caso foi registrado em junho deste ano.

A agressão foi filmada por um celular que mostra o momento em que o parlamentar bate no lavrador com um facão.

O vereador Divino de Souza Fernandes (PT) enviou o pedido de afastamento do parlamentar agressor. O caso foi encaminhado para a Comissão de Ética da Câmara e o relator, vereador Emerson Monhol (PT), emitiu parecer pelo afastamento por 60 dias.

“Utilizamos critérios técnicos para emitir nosso parecer. Foram ouvidas testemunhas e analisadas as provas. Por maioria foi decidida a perda temporária do mandato. Enviamos ofício à Mesa Diretora para que defina o futuro do vereador”, explicou Emerson Monhol.

Segundo Monhol, a Mesa Diretora tem autoridade para diminuir o tempo de punição, aumentar e até mesmo extinguir a punição.

A Mesa Diretora é composta além do presidente Rogério Kröhling, pelos vereadores Sandra Christ, Ivan Paganini, Gil Canal e Júlio Christ. 

O vereador Júlio Maria dos Santos foi procurado, mas as ligações não foram atendidas.

Pontos moeda