Política

Seminário debate liberdade de imprensa e democracia

Redação Folha Vitória

São Paulo - A liberdade de expressão é tema de seminário promovido na sexta-feira, 28, pelo Insper e pelo Instituto Palavra Aberta, na sede da entidade, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

O encontro, destinado a estudantes em geral, é dividido em dois painéis: o primeiro foca no papel da imprensa na defesa da democracia e o segundo, nas novas formas de financiamento do jornalismo digital. "Chegamos ao tema a partir da sensação de que precisamos discutir a liberdade de expressão como sustentação da democracia, reforçando cada vez mais ter veículos independentes", afirma Patrícia Blanco, presidente da Palavra Aberta.

Na primeira parte, o filósofo e cientista político Fernando Schüler, professor do Insper, vai mediar a mesa com os jornalistas Augusto Nunes, da revista Veja; João Gabriel de Lima, diretor de redação da revista Época; e Sérgio Dávila, editor executivo do jornal Folha de S.Paulo.

Em seguida, Patrícia vai moderar mesa formada por Edward Pimenta, diretor de Apoio Editorial da Abril Mídia; Marcel Leonardi, diretor de Políticas Públicas do Google; e Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado. "Há casos interessantes de novos espaços sendo abertos na imprensa, menos tradicionais, que estão crescendo. Vamos discutir como fazer esses veículos virarem negócios que se paguem, para garantir o livre fluxo de comunicação", disse Patrícia.

O seminário marca as atividades do segundo semestre de cátedra sobre o tema, idealizada pelo Insper e pelo Palavra Aberta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda