Política

Denúncia pode levar à regressão de regime de Dirceu no mensalão, diz procurador

Redação Folha Vitória

São Paulo - Em coletiva sobre a denúncia apresentada nesta sexta-feira, 4, contra José Dirceu e outras 16 pessoas no âmbito da Lava Jato pelo Ministério Público Federal, o procurador Deltan Dallagnol informou que o ex-ministro pode sofrer regressão de regime na pena que cumpre referente ao julgamento do mensalão. Ele estava em regime aberto e pode migrar para o semiaberto ou fechado.

Segundo Dallagnol, a força-tarefa da Lava Jato enviou, em paralelo à denúncia apresentada nesta sexta, pedidos à Procuradoria Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal, para que tomem conhecimento das novas provas e evidências contra Dirceu e possam decidir sobre a pena dele no processo em que já foi condenado. "O fato é que mensalão e petrolão são um só esquema", afirmou Dallagnol.

Dirceu está em prisão preventiva desde 3 de agosto, quando foi deflagrada a operação Pixuleco, desdobramento da Lava Jato. Sua defesa poderia, em tese, conseguir um habeas corpus para o ex-ministro responder ao processo em liberdade ou, no caso, voltar ao cumprimento da pena do mensalão, em regime aberto.

Pontos moeda