Política

Mulheres protestam na Câmara de Vereadores contra fechamento de creche em Cachoeiro

O grupo cobra firmeza e rapidez por parte dos vereadores, para que a desativação da escola não se concretize. “É uma conquista da nossa comunidade e não vamos abrir mão dela”, dizem

Fabiana Silveira diz que o anúncio do fechamento já foi feito às mães pelo prefeito e pela Secretária de Educação. Foto: Divulgação

Um grupo de mulheres do bairro Valão, em Cachoeiro de Itapemirim, usou a tribuna da Câmara do município, durante a sessão da última terça-feira (6), para protestar contra o possível fechamento da creche do bairro em 2016.

Representando as mães de alunos da instituição, Fabiana Silveira disse que o anúncio do fechamento já foi feito às mães pelo prefeito e pela secretária municipal de Educação. “Falaram inclusive que nem as matrículas para o próximo ano serão realizadas”, afirmou.

Vereadores disseram que não foram oficialmente informados sobre o fechamento de nenhuma escola no município, mas, se propuseram a se reunir com o prefeito para discutir o assunto.

O vereador Elias de Souza (PT), líder do governo na Câmara, justificou a situação dizendo que a prefeitura está realizando um estudo para promover uma remodelação das creches e escolas do município, mas ainda não há nenhuma decisão sobre fechamento de escolas e creches.

A representante das mães pediu que os vereadores atuassem com firmeza e rapidez, para que a desativação da escola não se concretize. “Não há argumento técnico que justifique a medida. É uma conquista da nossa comunidade e não vamos abrir mão dela”, afirmou, acrescentando que a creche trouxe vários benefícios para as crianças, como a redução do índice de mortalidade infantil, apurada pela pastoral do bairro.

Pontos moeda