Política

Servidores capixabas querem derrubar veto de Dilma

O Judiciário Federal é representado pelo TRT, TRE e TRF. A caravana capixaba conta com 35 servidores nas viagens para Brasília. O objetivo é pedir que parlamentares derrubem veto

Servidores do Judiciário Federal pressionam parlamentares em Brasília Foto: Divulgação

Na esperança de ver o veto presidencial ao projeto de lei 28/2015 derrubado, servidores do Judiciário Federal embarcam para Brasília nesta segunda-feira (5). O objetivo é conversar com os parlamentares do Espírito Santo e mostrar como a reposição salarial é necessária à categoria.

O Judiciário Federal é representado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal Regional Federal (TRF). A caravana capixaba conta com 35 servidores, em média, nas viagens. E para alcançar êxito, cada estado tem se organizado na mesma forma.

O diretor jurídico do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado do Espírito Santo (Sinpojufes), Denismar de Oliveira Marques, explicou que a reposição salarial da categoria data de 2009.

“Desde 2006 não temos reajuste. Nos deram um ‘cala boca’ em 2012 e foi dividido em três vezes. Uma parcela em 2012, uma em 2013 e a última em 2014. Esse projeto de lei visa à reposição de perdas acumuladas entre 2006 e 2009, mas essas perdas continuam até 2015”, explicou Denismar.

Pelo PL 28/2015, a reivindicação é de 58%, escalonado. Isto é, até 2019 a reposição alcança esse índice. A presidente Dilma Rousseff (PT) vetou o projeto e agora os servidores querem derrubar o veto presidencial. 

“Não é parcela única. Além disso, essa terá o desconto de 27,5% de Imposto de Renda e mais um desconto previdenciário. Em 2010, logo após as eleições, o ex-presidente Lula pediu aos servidores que não fizessem greve e desse uma parcela de contribuição. Mas agora não dá mais”, desabafou o diretor sindical.

Segundo ele, a maioria dos parlamentares capixabas está ao lado dos servidores. 

Pontos moeda