Política

Corrupção é vista como maior problema do país em pesquisa Datafolha

Em seguida, os brasileiros apontaram a saúde (16%), desemprego (10%), educação e violência (ambos com 8%) e economia (5%) como o principal problema do país

A pesquisa foi realizada durante a Operação Lava Jato, que prendeu José Carlos Bumlai, André Esteves e Delcídio  Foto: ​Divulgação

A corrupção é, pela primeira vez, a campeã isolada no ranking de problemas do país conforme opinião dos brasileiros. A pesquisa Datafolha, realizada nos dias 25 e 26 de novembro, mostrou que 34% dos eleitores colocam a corrupção como o principal problema do Brasil na atualidade.

Em seguida, os brasileiros apontaram a saúde (16%), desemprego (10%), educação e violência (ambos com 8%) e economia (5%) como o principal problema do país, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

A pesquisa foi realizada em meio aos escândalos da Operação Lava Jato, que prendeu nos últimos dias o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual.

A pesquisa é realizada desde 1996, ano do do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Durante o mandato tucano, o assunto líder no ranking foi o desemprego, que atingiu recorde de 53% no fim de 1999. A fome/miséria apareceram em algumas rodadas em segundo lugar na pesquisa. Atualmente, ela foi citada apenas por 1% dos entrevistados.

O desemprego continuou na liderança até o fim do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. O segundo mandato de Lula começou com um substancial aumento da preocupação com violência/segurança, que foi assunto líder nas pesquisas de 2007. De 2008 até junho deste ano, a saúde foi o tema que liderou a pesquisa.

A corrupção nunca foi apontada como principal problema do país por mais de 9% dos eleitores na época de Lula e FHC. O tema ganhou força em junho de 2013, período marcado por grandes protestos, durante primeiro mandato da presidente Dilma Roussef. Na época, a corrupção foi citada como o maior problema do Brasil por 11% dos entrevistados.

O Datafolha ouviu 3.541 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais. 

As informações são do Folha de S.Paulo.

Pontos moeda