Política

Deputados capixabas e mineiros se unem para estudar soluções para bacia do Rio Doce

Após a instalação e eleição da comissão, será realizada audiência pública para debater as consequências e as soluções para a Bacia do Rio Doce, diante do rompimento de barragem da Samarco

Da Vitória preside comissão da Ales e se reunirá com parlamentares mineiros Foto: Divulgação/Assembleia

Deputados capixabas seguem para Belo Horizonte, Minas Gerais, para participar da solenidade de instalação da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce). O evento ocorre nesta quarta-feira (18), às 10 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Devem participar do encontro os deputados

Guerino Zanon (PMDB), Da Vitória (PDT), Dary Pagung (PRP) e Raquel Lessa (SD), todos membros da Comissão de Representação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Após a instalação e eleição da presidência da comissão, será realizada uma audiência pública para debater as consequências e as soluções para a Bacia do Rio Doce, diante do rompimento de barragem da Samarco, em Mariana, que fica na região central de Minas. No Espírito Santo, Baixo Guandu, Colatina e Linhares são os municípios banhados diretamente pelo rio, que deságua em Regência, na cidade de Linhares.

As comissões interestaduais parlamentares (Cipes) têm o objetivo de unir esforços políticos e técnicos para o aprimoramento de políticas focadas em temas de interesse comum. A Cipe Rio Doce será composta por parlamentares dos dois estados por onde passa o rio. São 11 deputados da Ales e 10 da ALMG. 

Os capixabas na Cipe são Guerino Zanon, Da Vitória, Theodorico Ferraço (DEM), Dary Pagung, Luzia Toledo (PMDB) e Padre Honório (PT). Serão suplentes Bruno Lamas (PSB), Eliana Dadalto (PTC), Nunes (PT), Freitas (PSB) e Raquel Lessa. 

A comissão a ser instalada tem a expectativa da participação na audiência pública do diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, do coordenador das promostiras de Justiça e Defesa do Meio Ambiente, promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, dos secretários estaduais de Meio Ambiente, Luiz Sávio de Souza Cruz (MG) e Rodrigo Júdice (ES); do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (MG), Diogo Soares de Melo Franco; da diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; e da diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (MG), Adriana Araújo Ramos.

São aguardados também o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; o presidente do Comitê Nacional de Bacia do Rio Doce, Leonardo Deptulski; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Júlio de Faria; o diretor-presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Manoel Barretto da Rocha Neto; além de representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e das prefeituras das cidades atingidas pelo rompimento, que pertencem à Bacia do Rio Doce.

Pontos moeda