Política

"O Brasil precisa de um plano porque o Governo não tem nenhum", diz Hartung

Hartung destacou que é preciso adotar um plano, tão impactante quanto o Plano Real, para despertar os investidores e aumentar a competitividade do Brasil no mercado internacional

Governador defende união de forças para tirar País da crise Foto: Divulgação/Governo

O governador Paulo Hartung (PMDB) acredita que somente a organização de uma agenda conjunta entre as instituições poderá tirar o país da paralisia em que se encontra. 

Em entrevista ao site da Revista Veja, Hartung destacou que é preciso adotar um plano, tão impactante quanto o Plano Real, para despertar os investidores e aumentar a competitividade do Brasil no mercado internacional.

Na opinião do governador do Espírito Santo, o governo federal se equivocou na política econômica a partir de 2011 e o reflexo desse equívoco está presente na crise econômica instalada no País.

“A política econômica acertou na medida anticíclica de 2009 com um belo produto em 2010. A partir de 2011 a política econômica foi equivocada ao persistir na estratégia de puxar a economia pela via do crédito, dos subsídios e do consumo. É só olhar o desempenho da economia em 2011, 2012, 2013 e 2014”, apontou o governador.

Para Hartung, a forma de conduzir a economia brasileira não estava correta e poderia custar caro do ponto de vista fiscal. “A conta chegou agora”.

E a novidade para Paulo Hartung não é mais a crise econômica, e sim, a crise política. Segundo Hartung, "o Brasil precisa de um plano porque o governo não tem nenhum', disse. 

“Na eleição, quando o país saiu absolutamente dividido, quem ganhou não soube interpretar o que estava acontecendo. E quem perdeu não desceu do palanque. E o país se mostra em uma grande paralisia. Precisamos unir as lideranças do trabalho, da produção, da política e da imprensa para estabelecer uma agenda, de forma a encontrar um caminho para o País”, assinalou o governador capixaba.

Quando indagado sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Hartung citou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“O ex-presidente FHC deu uma declaração sábia. Não sei se foi exatamente com essas palavras, mas em resumo ele explicou que o impeachment está na Constituição Federal, impeachment não é golpe. Se aparecer o fato determinado que leve ao impeachment, nenhum de nós precisaremos gastar energia para que isso aconteça”, resumiu Hartung.

Pontos moeda