Política

Governadores de Minas e Espírito Santo planejam ações conjuntas para recuperar o Rio Doce

Objetivo do encontro foi alinhar ações de cooperação entre os dois estados após rompimento de barragem da mineradora Samarco, em Mariana e as consequências ambientais na bacia do Rio Doce

Governadores de MG e ES discutem recuperação do Rio Doce com o fotógrafo Sebastião Salgado Foto: Divulgação/Governo

Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), reuniram-se nesta sexta-feira (20), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com o presidente do Instituto Terra, o fotógrafo Sebastião Salgado, representantes dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Espírito Santo e com a Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG). 

O objetivo do encontro foi alinhar novas ações de cooperação entre os dois estados em relação ao rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (MG) e as consequências ambientais na bacia do Rio Doce, atingindo inclusive as cidades capixabas de Baixo Guandu, Colatina e Linhares.

A reunião tratou também da criação de um fundo financeiro. O governador Paulo Hartung explicou que foram debatidas ações jurídicas e administrativas que podem ser tomadas pelos estados e a criação do fundo. 

“Viemos para coordenar as ações. As Advocacias-Gerais de Minas Gerais e do Espírito Santo já estão trabalhando juntas. Expandimos hoje essa conversa. É muito importante uma coordenação jurídica conjunta para que a gente possa organizar o ressarcimento e a recuperação do rio. Uma segunda ação é no sentido de discutir um plano de recuperação a longo prazo e um fundo, que não precisa ser unitário, onde a empresa causadora do desastre aporte recursos”, afirmou Hartung. 

Já o governador Fernando Pimentel, frisou durante o encontro a importância das ações articuladas entre os estados “e o permanente diálogo entre os governos para os trabalhos de indenização e recuperação dos danos ambientais, sociais e humanos causados pelo rompimento da barragem”. 

Vale lembrar que na última terça-feira (17), Pimentel e Hartung estiveram juntos em Brasília com a presidente Dilma Rousseff (PT) e ministros para discutir um plano de recuperação do Rio Doce, que está sendo elaborado de forma conjunta. 

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz, que também acompanhou o encontro, ressalta a necessidade de criação deste fundo para financiar a recuperação do rio e da região de Mariana. 

“Discutiu-se também a constituição de uma estratégia dos entes federados envolvidos para que possam pleitear essa reparação dos empreendedores em uma ação única. Há um entendimento de que uma pulverização de iniciativas no Judiciário pode ser contraproducente para o alcance dos objetivos que são comuns a todos”, destacou. 

Projeto

O fotógrafo Sebastião Salgado avaliou como positiva a reunião. Na ocasião, ele apresentou seu projeto – o mesmo entregue nesta semana à presidente Dilma – de recuperação das nascentes do Rio Doce. “Demos a ideia, participamos da discussão. Temos certeza que o fundo será criado. Ele terá que ser proporcional à catástrofe e as empresas quererão e irão participar da reconstrução do Vale do Rio Doce. Saio daqui hoje esperançoso, acho que avançou muito, é viável técnica e financeiramente”, avaliou. 

Também participaram da reunião o secretário de Estado de Minas Gerais, Odair Cunha; o advogado-geral do Estado, Onofre Júnior; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco; e o chefe do Gabinete Militar e da Defesa Civil, Coronel Helbert Figueiró. Do Espírito Santo compareceram o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice; e o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes.

Marinha inicia atividades no Estado

Após pleito do governador Paulo Hartung junto ao Governo Federal, nesta sexta-feira (20),  a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do Primeiro Distrito Naval, confirmou atuação no Estado para auxiliar em  ações de Inspeção Naval e orientação às associações e colônias de pescadores no norte capixaba.

Ainda de acordo com a Marinha, o apoio  inclui ações junto aos demais órgãos federais e estaduais que atuam no incidente, e está sendo realizado a partir de um Centro de Operações instalado na Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), em Vitória, sob a coordenação do 1º Distrito Naval.

A Marinha vai  produzir um Boletim de Previsão Meteorológica Especial diário para acompanhamento das condições de vento e corrente na foz do Rio Doce, e disponibilizou o Rebocador Tridente para a foz do rio, com técnicos do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), para recolher amostras de água, a fim de acompanhar o nível de contaminação do mar.

Também será utilizado o Navio Hidroceanográfico "Vital de Oliveira", recém-adquirido pela União. A embarcação chegará à foz do Rio Doce na próxima semana. O navio está capacitado a realizar pesquisas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas. Além dos pesquisadores embarcados, o navio receberá o reforço de técnicos do IEAPM e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Pontos moeda