Política

PT capixaba e parlamentares defendem punição para senador preso na Lava Jato

Presidente do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo, Genivaldo Lievore, destacou a importância das investigações e da punição, independente de qual ligação tenha

Genivaldo Lievore é presidente do PT do Espírito Santo Foto: Divulgação/Assembleia

O presidente do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo, Genivaldo Lievori, considerou a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, um avanço das instituições no país. Delcídio foi preso na manhã desta quarta-feira (25), depois de ser acusado de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato ao tentar destruir provas contra ele. Esta é a primeira vez que um senador é preso em pleno exercício do mandato.

Genivaldo Lievore destacou a importância das investigações e da punição, independente de qual ligação tenha.

“Vejo essa situação como prova de que as instituições estão funcionando como nunca antes em nosso país. Prova que temos um procurador-geral da República que não é um engavetador-geral. Isto é prova de que o Ministério Público tem funcionado, o Judiciário tem funcionado, independente do partido que esteja envolvido, incluindo o partido da presidente", disse.

Clique aqui e ouça o áudio da conversa de Delcídio para tentar atrapalhar as investigações

Segundo o petista capixaba, qualquer coisa que se apure contra o senador lei deve ser cumprida. "O mesmo deve acontecer com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que é do partido do vice-presidente e tem sete ministérios. É importante que ele (Delcídio) tenha o direito à ampla defesa preservado”,

O deputado federal Givaldo Vieira (PT) disse que acompanhou a notícia com perplexidade, mas que a punição deve acontecer, independente de quem seja o investigado. Mas disse ainda que a Justiça deve punir qualquer um.

“Recebi a notícia com perplexidade, tendo em vista que é a primeira vez na história da República que um senador é preso. Esta é uma decisão muito forte, fico muito triste, lamentando que tenha ocorrido com pessoa filiada ao meu partido. Mas se as notícias das causas atribuídas a ele se confirmarem, ele tem que responder e pagar pelos erros, se realmente fez. Acreditando que a corrupção deve ser punida doa a quem doer. Espero também que Justiça, a Procuradoria-Geral, a Polícia Federal tenham a mesma atitude com relação a outros nomes não ligados ao governo, ao PT, como o próprio Eduardo Cunha”.

E o petista aproveitou para cutucar um adversário histórico. “O próprio Aécio Neves foi citado duas vezes acusado de ter sido beneficiário de recursos do esquema. O BTG Pactual pagou a lua-de-mel do senador em Nova York com todas as despesas. O sentimento que fica é que há dois pesos e duas medidas e que o foco tem sido exclusivamente do PT. Espero que todos sejam punidos com o mesmo rigor”, finalizou o parlamentar capixaba.

O deputado federal Hélder Salomão, que também pertence à bancada do PT na Câmara, foi procurado pela reportagem, mas até o fechamento desta matéria ele não tinha dado retorno. 

No Senado

O senador Ricardo Ferraço (PMDB) disse que há provas suficientes para a punição e que foram apresentadas no Supremo Tribunal Federal (STF). “Os fatos revelados não são graves, são gravíssimos. Nunca antes na história do país um senador tinha sido preso no exercício do mandato. Isso também aponta para a necessária cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral”, assinalou Ferraço.

O senador Magno Malta (PR) defendeu severa punição ao colega do Senado. Segundo o republicano, nenhum juiz em sã consciência, nenhum ministro de Tribunal Superior decretaria a prisão de um senador da República, líder de governo, e em exercício sem que tivesse provas contundentes para tal.

"Penso que seja um momento importante para a vida do Delcídio diante dessas denúncias porque aí ele tem como se defender. Eu sou daqueles que defende que quem comete crime tem que responder pelo crime que cometeu”, disse Malta. 

A senadora Rose de Freitas também foi procurada pela reportagem do Folha Vitória, mas como estava em plenário não conseguiu falar sobre o tema. 

Diálogo

Na tentativa de dissuadir o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró da ideia de firmar um acordo de delação premiada, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) prometeu interceder junto a políticos e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por um habeas corpus capaz de tirar o ex-dirigente da estatal da prisão. Em conversas gravadas pelo filho do ex-executivo, Bernardo Cerveró, Delcídio faz menção ao nome do vice-presidente da República Michel Temer e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Pontos moeda