Política

PT tenta fazer test drive de juízes ao enviar ações sobre impeachment, diz Mendes

Redação Folha Vitória

São Paulo - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta sexta-feira, 4, que o PT "tentou fazer test drive de juízes do STF", referindo-se às três ações propostas pelo partido ontem à Corte para tentar reverter a abertura de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Das três ações, duas receberam decisões desfavoráveis do ministro Celso de Mello e do próprio Mendes. "Percebi que eles estavam querendo fazer um 'test drive' de juízes no tribunal, para ver se o juiz para quem caía a demanda era confiável ou não segundo os critérios por eles estabelecidos", declarou o ministro - que participa de encontro na sede da Sociedade Rural Brasil (SRB), na capital paulista.

Questionado se a iniciativa configuraria fraude, Mendes informou que enviou a demanda do PT para análise da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas acrescentou que é "evidente que se trata de uma fraude processual". Para o ministro, o PT está tentando fazer uma seleção do relator do caso do impeachment, o que "mostra o baixo padrão ético" do partido.

O ministro do STF também comentou rapidamente a reação do mercado financeiro à notícia de que a proposta de impeachment havia sido acatada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nesta quinta-feira, o real se valorizou diante do dólar e a Bolsa de Valores de São Paulo subiu. "Minha avaliação, e talvez seja o senso comum, é a de que talvez a proposta seja o desate da crise. Mas não sou especialista na área", disse.

Pontos moeda