Política

Senadores vão investigar tragédia de Mariana e avaliar a segurança de reservatórios

Com o acidente, a área em torno das barragens e toda a extensão do Rio Doce foram atingidas por lama tóxica e rejeitos sólidos da indústria de mineração Samarco

Senador capixaba propôs criação de Comissão Temporária que acompanhará o tema das barragens Foto: ​Divulgação

O Senado instalou na noite desta terça-feira (1) a Comissão Temporária da Política Nacional de Segurança de Barragens, proposta pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB), que também é o seu relator. A iniciativa foi motivada pela tragédia com o reservatório de rejeitos em Mariana (MG), ocorrido em 5 de novembro.

Com o acidente, a área em torno das barragens e toda a extensão do Rio Doce foram atingidas por lama tóxica e rejeitos sólidos da indústria de mineração Samarco. A catástrofe ambiental, além de provocar mortes, destruiu matas ciliares e o ecossistema. A lama, com metais pesados, também atingiu o litoral do Espírito Santo.

A comissão tem cinco membros e vai funcionar por 120 dias. Segundo Ferraço, a comissão trabalhará na avaliação da Política Nacional da Segurança de Barragens e do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010).

Pontos moeda