Política

Central de Biometria é inaugurada para agilizar cadastramento de eleitores de Vitória

O cadastramento biométrico é obrigatório para eleitores que tenham mais de 18 anos completos e menos de 70. O prazo de cadastramento também foi prorrogado

Central de Biometria conta com 55 atendentes. Foto: Divulgação/TRE

Nas eleições de 2016, os eleitores de Vitória irão votar por meio da identificação biométrica, que é registrado pelas digitais. Desde o dia 13 de outubro, os Cartórios Eleitorais vêm realizando esse cadastramento. Para agilizar o processo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inaugurou na manhã dessa sexta-feira (22) a Central de Biometria, na Reta da Penha, para atendimento dos eleitores de Vitória.

De acordo com o TRE, a central conta com 55 atendentes e passa a realizar o trabalho dividido conforme as zonas eleitorais. Cada eleitor deverá procurar o Cartório responsável pelo bairro onde reside esse eleitor. O horário de atendimento será das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 10  às 18 horas, no sábado, na Central e no Cartório de Jardim Camburi (56ª Zona). O prazo para o cadastramento, que terminaria no dia 27 de março, foi prorrogado e segue até o dia 31 de março.

No Estado, mais de 660 mil eleitores (cerca de 25% do eleitorado total) deverão votar por identificação biométrica nas próximas eleições. A biometria é obrigatória para eleitores que tenham mais de 18 anos completos e menos de 70. Para realizar o cadastramento é preciso apresentar documento de identificação oficial e comprovante de residência. Quem não se cadastrar vai ter o título cancelado.

O eleitor que não realizar o cadastramento biométrico também terá o CPF suspenso e, além disso, ficará impedido de emitir passaporte, participar de licitações, tomar posse de cargos públicos e de se matricular em instituições de ensino públicas.

Nas eleições em outubro, 33 municípios do Espírito Santo estarão com eleitorado cadastrado com biometria: Alegre, Apiacá, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Ibiraçu, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Mucurici, Muniz Freire, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e Santa Teresa, Castelo, Viana, Ibitirama e Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, João Neiva, São Roque do Canaã, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Mimoso do Sul, Marilândia, São Domingos do Norte, Águia Branca, Vila Valério, Ponto Belo e Vitória.

Serviço:

Endereço dos Cartórios: 
Central de Atendimento de Biometria – Reta da Penha, 397. Próximo à ladeira do Hospital Infantil
52ª Zona Eleitoral – Rua Vitório Nunes da Motta, 95 – Centro Empresarial Praia – Praia do Suá
56ª Zona Eleitoral – Rod. Norte-Sul, 600 – Ao lado da Grafitusa

Horário de atendimento:
9h às 18h, de segunda a sexta-feira
10h às 18h, no sábado, na Central e no Cartório de Jardim Camburi (56ª Zona)

Pontos moeda