Política

Eleitora de 97 anos dá exemplo e faz cadastro biométrico para poder votar em Vitória

Com a biometria, realizada no Dia Internacional da Mulher, dona Penha celebrou a data valorizando a luta que muitas mulheres antes dela tiveram que travar para que ela, hoje, pudesse votar

Aos 97 anos, dona Penha fez questão de fazer o cadastramento biométrico para votar Foto: ​Divulgação/Prefeitura

No Dia Internacional da Mulher, Maria da Penha de Castro Pereira, 97 anos, cumpriu um compromisso: fez seu cadastramento biométrico para garantir o voto nas próximas eleições. Com a biometria, realizada no Cartório da Enseada do Suá, dona Penha celebrou a data valorizando a luta que muitas mulheres antes dela tiveram que travar para que ela, hoje, pudesse votar.

A eleitora de 97 anos se orgulha de votar e faz questão de fazer o registro biométrico para não perder seu título. “É muito importante que nós votemos. É como podemos escolher nossos representantes. Desde nova eu voto”, afirma.

Dona Maria da Penha acompanhou de perto os movimentos políticos. Viúva de Climério Pereira Pinto, ela conta que seu marido foi vereador do município da Serra por três mandatos. “Ele não ganhava um tostão. E ainda tirava dinheiro do bolso para ajudar as pessoas da comunidade. Ele participava da política por prazer”, lembra-se.

A eleitora dá um conselho: que todos façam seu registro biométrico para votar. “Tem que fazer o registro biométrico. Votar é importante para decidir nosso futuro, valorizar a nação”, finaliza.

Cadastramento no ES 

Em Vitória, 258 mil eleitores deverão passar pelo procedimento, realizado nos cartórios da 1ª Zona Eleitoral (Fórum Muniz Freire, Centro), 52ª Zona Eleitoral (Centro Empresarial Praia – Praia do Suá) e 56ª Zona Eleitoral (Rodovia Norte-Sul). O horário é das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira. O prazo para o cadastro terminará no 31 de março.  

Os eleitores dos municípios de São Roque do Canaã, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Mimoso do Sul, Marilândia, São Domingos do Norte, Águia Branca, Vila Valério e Ponto Belo também participarão do processo.

Pontos moeda