Política

Grupos contra governo Dilma marcam nova manifestação em Vitória

Após a divulgação do áudio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestantes contra a nomeação do petista para ministro foram às ruas protestar

Os manifestantes prometem voltar as ruas Foto: ​Agência Brasil

Inconformados com a realidade política e econômica do país, representantes do “Vem Pra Rua” estão agendando novas manifestações contra o governo Dilma Rousseff. De acordo com um dos organizadores, Humberto Pinto, está marcado para esta quinta-feira (17) um ato, às 18 horas, na Praia de Camburi, em Vitória.

De acordo com ele, mesmo sem ter nada combinado, após a divulgação do áudio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestantes contra a nomeação do petista para ministro foram às ruas protestar. Eles se reuniram na Praia de Camburi, mesmo com chuva. Foram cerca de 100 pessoas reunidas. De acordo com a Central de Videomonitoramento, os manifestantes ocuparam duas faixas da Avenida Dante Michelini com faixas e bandeiras do Brasil.

Manifestação interrompeu parte da Avenida Dante Michelini  Foto: ​Reprodução/Sérgio Valentim/Utilidade Capixaba

O organizador disse que as pessoas estão revoltadas com o cenário do Brasil. “Não queremos trocar de país, queremos arrumar o nosso. Foi um assalto que presenciamos e não conseguimos acreditar. Ainda vamos nos organizar para outros possíveis atos, mas não temos partido e nem empresa por trás disso. Também queremos dar a oportunidade aos políticos que são honestos a romperem com essa bandeira de corrupção”, destacou Pinto.

Outras capitais

Em São Paulo, na noite da última quarta-feira (16), grupos fecharam um dos sentidos da Avenida Paulista. Eles se concentraram no Museu de Arte de São Paulo (Masp). O público vestia camisas do Brasil, seguravam bandeiras e cartazes contra a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Lula. Além do hino oficial, eles entoaram palavras de ordem contra o governo petista: "Renuncia, renuncia”. 

Em SP eles se concentraram no Masp Foto: ​Estadão

Nas redes sociais, as manifestações ganham destaque. A hashtag #OcupaBrasilia está em primeiro lugar no trending topics (os dez assuntos mais comentados nas redes sociais) no Brasil e em segundo no mundo. No microblog, há comentários como "Vamos, gente! Vamos lá! Vamos ficar, até Dilma renunciar!" e "Sérgio Moro é herói, arriscou sua carreira inteira liberando esses áudios! Esse sim é um cidadão de verdade!".

Também circulam fotos e vídeos das manifestações que ocorrem em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre. Na Capital Federal, até as 21h30 o público se concentrava em frente ao Palácio do Planalto e caminhava em direção ao Congresso Nacional. As manifestações ocorreram também no plenário da Câmara, onde um grupo de deputados gritava: "Renuncia".

A movimentação ocorre após a presidenta Dilma Rousseff anunciar na tarde de quarta-feira (16) a nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. Após o anúncio, a nomeação foi oficialmente publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Pontos moeda