Política

Mais policiais nas ruas para evitar confronto em manifestação contra Dilma em Vitória

Os protestos devem acontecer no último domingo e, de acordo com a previsão dos organizadores, devem reunir centenas de milhares de pessoas. Até o Exército está de prontidão

O boneco virou símbolo de manifestações Foto: ​Arquivo

O próximo domingo deve ser marcado em Vitória por protestos contra e a favor do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Movimentos organizados programaram manifestações no mesmo dia, no próximo domingo (13), e com um possível encontro entre as passeatas.

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (9), o secretário Estadual de Segurança Pública (Sesp), André Garcia, informou que o policiamento vai ser reforçado para que não haja confrontos. Segundo o movimento Vem Pra Rua, até o exército estará de prontidão e será acionado caso seja necessário.

Nos protestos contra o governo, os movimentos que organizam as manifestações preveem a participação de cerca de 150 mil capixabas. A manifestação pode ser, assim, a maior já vista no Espírito Santo e a maior do país no âmbito proporcional a população.

"Serão duas concentrações, uma no posto Moby Dick, na Praia da Costa, e outro na Praça do Papa. Os manifestantes de Vila Velha passarão pela Terceira Ponte e irão se encontrar com quem estiver na Praça do Papa. Será a maior manifestação já vista no Estado. A expectativa é grande", diz o coordenador do Vem Pra Rua no Espírito Santo, Washington Olímpio.

Durante a passeata, haverão três bonecos infláveis. Dois com três metros de altura, um do ex-presidente Lula com roupa de presidiário e outro da presidente Dilma Rousseff (PT); já outro, maior, de oito metros de altura, também do ex-presidente Lula. Além dos bonecos, haverá uma faixa com os dizeres "Impeachment já" de 80 metros de comprimento que deverá ser exposta na Terceira Ponte.

Movimento Vem Pra Rua reuniu milhares em 2015 Foto: Arquivo/Everton Nunes/Folha Vitória

Em defesa de Dilma

No protesto a favor do governo, a Frente Brasil Popular, em que a Central Única dos Trabalhadores no Espírito Santo (CUT-ES) é integrante, organiza uma manifestação que deve acontecer no mesmo dia que os protestos contra o governo.

Mesmo após o pedido da presidente Dilma Rousseff (PT) para que não houvesse a manifestação, a central sindical afirma que vai manter as manifestações previstas em todo o país. Em Vitória, a organização espera levar mais de 5 mil manifestantes às ruas a favor de Dilma.

"É importante frisar que a manifestação não é somente a favor do governo Dilma, mas em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e contra o golpe. Esperamos reunir mais de 5 mil pessoas e até o momento, o local da manifestação está mantido", afirma a secretária da CUT-ES, Clemilde Cortes.

O local da manifestação pró-governo já foi definido pelos organizadores. O ato está programado para as 13 horas, na praça de pedágio da Terceira Ponte. Caso a manifestação aconteça, haverá encontro entre os manifestantes a favor e contra o governo. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), o secretário Estadual de Segurança Pública, André Garcia, pediu que o protesto pró-governo mude de local, o que ainda é pensado pela Frente Brasil Popular.

"Ainda não recebemos nenhum posicionamento oficial da Secretaria de Segurança Pública nem nos reunimos ainda. Amanhã devemos participar de uma reunião com o secretário e, dependendo das circunstâncias, podemos avaliar a possibilidade de trocarmos a manifestação de lugar", completa Clemilde.

Nesta quarta-feira (9), os organizadores do protesto anti-Dilma fizeram uma passeata com um dos bonecos infláveis, em cima de um trio elétrico, e passaram pelo bairro Praia do Canto, em Vitória. A intenção foi a de chamar mais manifestantes para o protesto.

Até exército para reforçar segurança

Homens do exército estarão de prontidão Foto: Divulgação

Em reunião com líderes dos protestos, o secretário Estadual de Segurança Pública, André Garcia, garantiu que haverá mais policiais para que não haja confronto. Os pontos estratégicos da polícia são a Terceira Ponte, a praça do pedágio e a Praça do Papa.

A Polícia Militar e o Batalhão de Missões Especiais (BME) estarão de prontidão com policiais nas ruas. PMs à paisana estarão no meio das manifestações para monitorar os protestos. E segundo o movimento Vem Pra Rua, até homens do Exército estarão de prontidão caso seja necessário.

Interferência do MP-ES

MP-ES pode interferir nos protestos Foto: Arquivo/Divulgação

Representantes do movimentos Vem Pra Rua e Brasil Livre, afirmam que entraram com pedido no Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) para que o protesto a favor do governo não aconteça no próximo domingo (13).

Os grupos contra o governo argumentam que protocolaram no MP-ES e na Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) um ofício de realização do protesto antes dos organizadores da manifestação a favor do governo, liderada pela Frente Brasil Popular e pela CUT-ES

Em nota, o MP-ES, por meio da Promotoria Criminal de Vitória, afirmou que recebeu a denúncia do caso e analisa os fatos, mas que só deve se manifestar na próxima quinta-feira (10).

Protestos em outras cidades

Manifestações em outros municípios do Espírito Santo contra o governo do PT também estão marcadas. De acordo com o Vem Pra Rua ES, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Guarapari, Santa Teresa e São Mateus, também terão protestos. Confira abaixo:

>> Cachoeiro de Itapemirim: a partir das 10 horas, na Praça Jeronimo Monteiro;
>> Castelo: a partir das 17 horas, na Praça Três Irmãos;
>> Guarapari: a partir das 9 horas, na Praça do Radium Hotel;
>> Santa Teresa: a partir das 15 horas, na Praça Duque de Caxias;
>> São Mateus: a partir das 15 horas, na MVC, BR-101;
>> Vila Velha: a partir das 15 horas, no Posto Moby Dick;
>> Vitória: a partir das 15 horas, na Praça do Papa.

Fonte: Movimento Vem Pra Rua no Espírito Santo

Pontos moeda