Política

Manifestação pró-Dilma acontece em Vitória e em vários estados do país

Mais cedo, a Polícia Militar dispersou um grupo favorável ao impeachment de Dilma que estava acampado em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Em São Paulo o ato acontece na avenida Paulista, uma das principais da cidade. Foto: ​Agência Brasil 

Desde o final da manhã de hoje (18), manifestantes favoráveis ao governo se concentram na Avenida Paulista, região central da capital, para o ato de apoio à presidenta Dilma Rousseff. Com bandeiras, banners e cartazes eles ocupam o vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Três carros de som estão nas proximidades, aguardando o início do evento que deve contar com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

No momento, ha atos em 16 estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro, Fortaleza, Bahia, Rondônia, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Florianópolis, Pernambuco, Pará e Ceará.

Mais cedo, a Polícia Militar dispersou um grupo favorável ao impeachment de Dilma que estava acampado em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a menos de um quarteirão do Masp. 

Havia o temor de que os dois grupos entrassem em confronto. Ontem (17), um jovem simpatizante do PT foi agredido ao tentar discutir com manifestantes a favor do impeachment, que ocupavam a avenida desde a noite de quarta-feira (16).

Já em Fortaleza, o líder do governo Dilma na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), participa da manifestação de apoio ao governo federal e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os manifestantes estão saindo da Praça da Bandeira e seguem pelas ruas do centro. Antes da saída, cantaram o Hino Nacional. "Não vai ter golpe" e "O povo não é bobo. 

Em Vitória também haverá manifestação. O ato está previsto para acontecer em Bento Ferreira. De acordo com um dos representantes do movimento no Estado, Francisco Celso Calmon, será um ato político e cultural. “Queremos mostrar que o exercício da democracia tem que ser civilizado, sem confronto. As pessoas tem que aprender a viver com a divergência e respeitando isso. Vamos ter ritmistas, declamação de poemas, cantoria, dança e churrasquinho de coxinha”, informou. 

Manifestantes que apóiam o governo da presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também já se concentram desde o início da tarde desta sexta-feira (18), em frente ao alvo montado na Praça XV, no centro do Rio, onde ocorrerá o ato organizado pelo Partido dos Trabalhadores, pela CUT-Rio e a Frente Brasil Popular, que reúne organizações de esquerda. 

Em Salvador, um grupo de manifestantes, em maioria integrantes do PT, pró-governo da presidente Dilma Rousseff, se reúne no Campo Grande, centro de Salvador, na tarde desta sexta-feira, 18. Ainda não há estimativa de público. Os manifestantes carregam bandeiras, faixas e cartazes com mensagens de apoio ao governo. 

No Maranhão, cerca de 300 manifestantes gritam "Lula, guerreiro do povo brasileiro". Todos ligados ao PT, CUT, PCdoB, UNE, UJS, CTB, CSPB, Nova Central e JPT. A concentração acontece na Praça Deodoro região central da capital maranhense. O movimento conta com a presença de prefeitos maranhenses, advogados, trabalhadores e artistas. 

Com informações da Agência Brasil e Estadão 

Pontos moeda