Política

Manifestantes realizam em Vitória protestos contra e a favor ao impeachment da presidente Dilma

Simpatizantes do governo se concentraram nos campus da Ufes e do Ifes e seguiram até a Assembleia Legislativa. Já os que são contra a presidente protestaram na orla de Camburi

Manifestantes a favor do governo realizaram um protesto em frente à Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá Foto: Reprodução Facebook

Manifestantes a favor e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff realizaram protestos pelas ruas de Vitória, na noite desta quinta-feira (31). As manifestações aconteceram na Avenida Américo Buaiz, em frente à Assembleia Legislativa, e na Praia de Camburi.

O grupo simpatizante do governo se concentrou, inicialmente, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, e no Ifes, na Avenida Vitória. Ambos seguiram em passeata até a Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, onde outro grupo já os aguardava.

Os manifestantes pró-governo deixaram o campus da Ufes, no início da noite desta quinta-feira (31), e ocuparam as três faixas da Reta da Penha. De acordo com a Guarda Municipal, o trânsito ficou bastante congestionado na região.

Acompanhe em tempo real a situação do trânsito na Grande Vitória!

Protesto a favor do impeachment da presidente aconteceu na orla de Camburi Foto: TV Vitória

Os manifestantes fazem parte do "Ato político cultural pela democracia e contra o golpe". De acordo com informações da página numa rede social do grupo, as principais pautas do protesto são: Defesa da Democracia: Golpe Nunca Mais; Contra o ajuste fiscal: por outra política econômica e Defesa dos direitos: Contra a Reforma da Previdência.

Já na Orla de Camburi, o “Ato Pró Impeachment: Dilma fora já!” teve início por volta das 20 horas. O grupo se concentrava, desde o início da noite, na altura do quiosque 4, na Mata da Praia. Segundo a Guarda Municipal, cerca de 100 pessoas estavam no local no horário de início do protesto.

A manifestação contou ainda com a presença do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que chegou a Vitória na noite desta quinta-feira (31). O parlamentar saiu em carreara pelas ruas da capital e seguiu até Camburi, onde discursou para o público presente na manifestação contra o governo federal.

Segundo a Guarda de Trânsito, ambos os protestos tiveram fim por volta das 21h30.

Acompanhe o protesto em tempo real:

18h15: Manifestantes começam a deixar o campus da Ufes, em Goiabeiras, e a ocupar a Avenida Fernando Ferrari, em direção à Reta da Penha. Grupo grita palavras de ordem e exibe faixas e cartazes em apoio ao governo e contra o impeachment da presidente Dilma.

Grupo saiu da Ufes pouco depois das 18 horas Foto: Reprodução Facebook

18h35: Grupo de manifestantes que saiu da Ufes ocupa as três faixas da Reta da Penha, no sentido Enseada do Suá, na altura da sede da Petrobras. Segundo a Guarda de trânsito, cerca de 2 mil pessoas participam da passeata. Outro grupo de manifestantes pró-governo já está na frente da Assembleia Legislativa. A estimativa da Guarda de Vitória é de que cerca de 400 pessoas estejam próximas à sede do Legislativo capixaba.

19h: Cerca de 50 manifestantes que se concentraram no Ifes seguiram pelas avenidas Vitória, César Hilal e Jones dos Santos Neves, onde aguardam, próximo ao cruzamento com a Reta da Penha, o grupo que saiu da Ufes, que, segundo a Guarda Municipal, está próximo do cruzamento com a Avenida Rio Branco. Os dois grupos devem seguir até a Assembleia Legislativa, onde outro grupo pró-governo já se concentra. Segundo a Guarda de Trânsito, os principais pontos de congestionamento são a Reta da Penha e Avenida Fernando Ferrari, além das vias adjacentes.

19h05: Enquanto manifestantes pró-governo ocupam algumas das principais vias de Vitória, outro grupo, dessa vez a favor do impeachment da presidente, já começa a se concentrar próximo ao quiosque 4 da orla de Camburi. A previsão é de que a manifestação contra o governo comece por volta das 20 horas.

19h20: Manifestantes que saíram da Ufes se encontram, na Avenida Jones dos Santos Neves, com os que haviam saído do Ifes. O grupo segue pela avenida, em direção à Avenida Saturnino de Brito, e depois seguirão para a Assembleia Legislativa. A pista está completamente interditada nesse sentido e agentes da Guarda de Trânsito estão no local para organizar o tráfego.

19h40: Os manifestantes que saíram da Ufes e do Ifes se encontram com o grupo que já estava na frente da Assembleia Legislativa. O Trânsito na Avenida Américo Buaiz ficou completamente interditado no sentido Praia do Canto - Centro.

20h20: Os manifestantes que estão na frente da Assembleia Legislativa interditam as duas pistas da Avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá. De acordo com estimativa da Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas estiveram na entrada da sede do Legislativo Estadual.

Em cima de um trio elétrico, Bolsonaro discursou para o público presente na orla de Camburi Foto: Reprodução

20h35: Grupo que se concentra nas proximidades do quiosque 4 da orla de Camburi, na altura da Mata da Praia, interdita parte da Avenida Dante Michelini. Segundo a Guarda Municipal, os cerca de 100 manifestantes a favor do impeachment da presidente Dilma ocupam pelo menos uma faixa da avenida, no sentido Serra. Em alguns momentos, eles interditam duas faixas da pista, o que deixa a situação do trânsito ainda mais complicada na região. No sentido oposto, o tráfego de veículos flui normalmente.

20h40: O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que está em Vitória, chega ao local onde os manifestantes contrários ao governo Dilma se concentram. O parlamentar chegou à capital capixaba no início da noite e, do Aeroporto de Vitória, seguiu em carreata até a Praia de Camburi. Durante o percurso, houve tumulto no trânsito. Motoristas simpatizantes buzinaram e gritavam em sinal de apoio ao deputado federal, que "desfilou" pelas ruas da Capital.

20h50: O deputado Jair Bolsonaro discursa para os manifestantes que se concentram na orla de Camburi, na altura da Mata da Praia. O parlamentar está em um trio elétrico juntos com os também deputados Manato (SD-ES) e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho de Jair. Em sua maioria com camisas amarelas, bandeiras do Brasil e faixas e cartazes com mensagens contra o governo, o público que assiste ao discurso grita palavras a favor do deputado e contra Dilma Rousseff e o PT.

21h20: De acordo com a Guarda Municipal, as duas pistas da Avenida Dante Michelini estão totalmente liberadas. Os manifestantes contrários ao governo federal, que chegaram a ocupar duas faixas da pista do sentido Serra, na altura da Mata da Praia, se concentram no calçadão, onde seguem gritando palavras de ordem contra o PT e a presidente Dilma. Já os manifestantes a favor do governo, que se concentraram na frente da Assembleia Legislativa, já se dispersaram e o trânsito segue normalmente na Enseada do Suá.

21h30: Segundo a Guarda Municipal, os manifestantes presentes na orla de Camburi também já se dispersaram. Alguns poucos ainda caminham pelo calçadão, mas o trânsito flui normalmente na Avenida Dante Michelini.

Pontos moeda