Política

TRE-ES tem uma semana para fazer cadastramento de eleitores em Vitória

Quem não comparecer a um cartório eleitoral para fazer o cadastramento no prazo estabelecido terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2016

O cadastro termina na próxima quinta-feira (31). Foto: ​Divulgação/TRE-ES

Cerca de 257 mil eleitores de Vitória ainda não fizeram o cadastro biométrico, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Entretanto, o prazo já termina na próxima quinta-feira, dia 31 de março.

Além de Vitória, devem fazer o procedimento eleitores dos municípios de São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, São Domingos do Norte, Águia Branca, Vila Valério e Ponto Belo. 

Quem não comparecer a um cartório eleitoral no prazo estabelecido terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2016, nem tirar passaporte, participar de licitações, tomar posse em cargos públicos, se matricular em instituições públicas, entre outras restrições.

Para realizar o recadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente).

Apesar do feriado, o eleitor de Vitória poderá realizar o cadastramento biométrico normalmente nesta quinta-feira (24) e também no sábado (26). Somente na sexta (25) os postos da Justiça Eleitoral no município estarão fechados em razão da Semana Santa.

Confira abaixo o endereço e os horários de atendimento dos cartórios eleitorais em Vitória:

52ª Zona Eleitoral
Rua Vitório Nunes da Motta, 95 – Centro Empresarial Praia – Praia do Suá
Horário:
09h às 18h - segunda a sexta feira
10h às 18h – sábado

56ª Zona Eleitoral
Avenida Norte-Sul, 600 - Jardim Camburi – Vitória (ao lado da Grafitusa)
Horário:
09h às 18h - segunda a sexta feira
10h às 18h - sábado 

Prazo para tirar ou transferir título de eleitor termina no dia 4 de maio

Quem precisar transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) tem até o dia 4 de maio para procurar os cartórios eleitorais. Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral.

Os eleitores que estão com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta data para regularizar a situação.

Pontos moeda