Política

CUT espera 5 mil manifestantes em Vitória para defender Dilma no Dia do Trabalhador

Evento "Em Defesa dos Trabalhadores e da Democracia" está sendo organizado pela CUT, junto com a CTB, Frente Brasil Popular e outros movimentos sociais favoráveis ao governo

Integrantes de centrais de trabalhadores e de movimentos sociais pró-governo prometem realizar ato em favor da democracia e dos direitos trabalhistas no próximo domingo Foto: Agência Brasil

Trabalhadores de todo o país começam a se mobilizar para o tradicional ato unificado em defesa dos direitos trabalhistas, que ocorre todo dia 1º de maio, no Dia do Trabalhador. No entanto, neste ano, outra questão entrará na pauta do movimento: o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), cujo processo começa a tramitar no Senado.

O evento "Em Defesa dos Trabalhadores e da Democracia" está sendo organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), junto com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Frente Brasil Popular e outros movimentos sociais. Os manifestantes, que apoiam o governo, pretendem aproveitar a ocasião para protestar contra o afastamento da presidente.

No Espírito Santo, segundo a organização, os participantes do ato de domingo (1º) se concentrarão na Curva da Jurema e na Praça dos Namorados e seguirão, em passeata, em direção à Avenida Dante Michelini, na orla de Camburi.

De acordo com o presidente da CUT no Estado, Jasseir Alves Fernandes, a espectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem da manifestação, prevista para começar às 9 horas.

"A ideia é que as duas centrais (CUT e CTB) estejam juntas nesse ato, mas cada uma está organizando a sua parte. A CTB vai se concentrar na Curva da Jurema e nós na Praça dos Namorados. Mas vamos seguir juntos até a Praia de Camburi, na altura do hotel Aruan, que foi onde a prefeitura autorizou. Esperamos mais ou menos a mesma quantidade de participantes dos anos anteriores, que foi em torno de 5 mil pessoas", afirmou.

Este ano, segundo a organização, as manifestações do Dia do Trabalhador começam no sábado (30). Para esse dia, está prevista a realização de uma feira de economia solidária, onde serão expostos produtos da agricultura familiar, além de dois shows de artistas locais. O evento está marcado para as 10 horas, também na orla de Camburi, e deve seguir até o início da noite.

Pontos moeda