Política

"Eu não vou entrar na 'brigalhada' do País", diz Hartung sobre crise política

Em visita a um presídio, o governador se posicionou sobre a disputa no governo federal e disse que não vai entrar em “brigalhada”. O governador falou sobre o Brasil dividido politicamente

Hartung: "Eu não vou entrar nessa 'brigalhada'" Foto: ​TV Vitória

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), pela primeira vez à imprensa, falou sobre a crise política que assola o Palácio do Planalto, durante uma visita ao complexo penitenciário de Vila Velha, no bairro do Xuri, na última sexta-feira (22).

Durante a visita, o governador se posicionou sobre a disputa no governo federal e disse que não vai entrar em “brigalhada”. “Muita gente quer me colocar na ‘brigalhada’ do Brasil. Eu não vou entrar na ‘brigalhada’ do País. Isso não ajuda nada um governador do Estado com a responsabilidade que eu tenho. O que adianta mais um nessa 'corda esticada'? O que eu preciso é estar fora dessa ‘brigalhada’ e permanentemente, ficar defendendo uma agenda nova para o País e que a gente supere esse momento de ódio, que não ajuda o Brasil”, disse Hartung.

O governador falou sobre o Brasil dividido entre governistas e oposição. “Depois da eleição presidencial, o País ficou dividido, metade ficou de um lado e metade de outro. Infelizmente, quem ganhou a eleição não entendeu o que se passava e não fez gestos para reunificar o País. Quem perdeu, talvez por também não ter visto nenhum gesto, também não saiu do palanque, o que também não é bom. Ficou uma corda esticada danada. Só tem um caminho a fazer que é construir um outro caminho, uma outra agenda para o País. Enquanto o governo central não reorganizar as suas finanças, o País não vai conseguir retomar a credibilidade de quem trabalha e de quem, de fora, investe no desenvolvimento do País”, afirmou.

O governador estampou uma camisa Foto: Divulgação/Sejus

Hartung aproveitou, também, para falar o que pensa sobre a crise econômica. “Essa é uma crise dramática. É uma crise econômica. O Brasil vem de um descaminho econômico desde 2011, 2012; com políticas econômicas erradas. Políticas que já haviam sido aplicadas no Brasil e na América Latina e que deram errado, e infelizmente, foram reaplicadas no Brasil”, completou o governador.

A visita do governador ao presídio do Xuri acontece quatro dias após duas comissões da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) denunciar violações de direitos humanos na Penitenciária Estadual de Vila Velha II. A visita aconteceu na última segunda-feira (18) e constatou, dentre outras irregularidades, insalubridade, superlotação e falta de acesso a água, considerado um direito humano fundamental.

Mas além de falar sobre a crise política, Hartung acompanhou o projeto “Costurando o Futuro”. De helicóptero, o governador e uma comitiva chegaram ao presídio para conhecer as atividades de costura e estamparia dos internos.

O governador se arriscou e até aprendeu a estampar uma camiseta com o auxílio de um interno. Os presos que participam do projeto têm as penas diminuídas através do trabalho. A cada três dias trabalhados, um dia é descontado na pena. O projeto já foi reconhecido pelo próprio governo do Estado, sendo um dos vencedores do prêmio inovação na gestão pública. Na oportunidade, Hartung anunciou, também, a interiorização das audiências de custódia.

Com informações da TV Vitória/Record.

Pontos moeda